33Giga

Saiba como economizar na conta de luz durante a quarentena

A pandemia mudou o dia a dia das pessoas, fazendo com que elas passem cada vez mais tempo em casa, para evitar a contaminação em massa. Com isso, elas tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho e estudos, para conseguir criar uma rotina em suas residências. Isso faz com que as contas de água e luz cresçam, quando comparadas com os meses anteriores à quarentena. Como não se sabe até quando irá durar o distanciamento social, a população precisa cuidar para que os custos fixos de suas residências não afetem tanto seu orçamento familiar.

Leia mais:
Saiba quais são os aparelhos elétricos que mais consomem energia no inverno
Conta de energia: eletrodoméstico correto pode economizar mais de R$ 700 ao ano

Para ajudar a economizar uma grana e manter os aparelhos em bom estado, Bianca Amaral, diretora da TempoTem, startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis, explica pequenas mudanças que ajudam na redução das despesas. “Temos, dentro de casa, diversos aparelhos que ficam constantemente ligados na tomada. Porém, muitos deles, como o roteador de internet e aparelhos de TV a cabo não podem ser desligados, mas a recomendação é que os outros sejam retirados quando não estão sendo utilizados”. Para facilitar, é possível utilizar um nobreak ou até mesmo um filtro de linha com botão para desligar.

O home theater e os aparelhos de som são alguns dos equipamentos que utilizam mais potência. O vídeo game também entra na lista por ser um dispositivo que constantemente precisa ser resfriado, por causa da sua memória interna e o HD de armazenamento. “É comum as pessoas deixarem o vídeo game pausado por dias, ainda mais nesse momento que estão passando mais tempo dentro de casa e definitivamente esse é um hábito que em longo prazo encarece a conta de luz”, complementa Bianca.

Os trabalhadores, que estão cumprindo home office, não precisam se preocupar em deixar o notebook carregando durante o uso. Boa parte dos modelos atuais contam com um dispositivo que interrompem a carga quando a bateria está completa, mas pela questão da vida útil da bateria, é importante consultar o fabricante. Mesmo o consumo de energia desse aparelho sendo baixo, é importante retirá-lo da tomada, por questão de segurança. “Caso aconteça alguma falha de fornecimento de energia, os aparelhos fora da tomada estão protegidos”, conta a diretora.

Outro motivo que pode elevar o consumo de eletricidade é a sobrecarga na instalação. Imóveis antigos possuem esse problema, porque a fiação não suporta tantos aparelhos conectados ao mesmo tempo, como máquina de lavar e secar roupa, forno elétrico, micro-ondas e outros aparelhos potentes.

Isso também vale para o modelo do chuveiro. Nas épocas mais frias do ano, há um aumento na queima desse aparelho, porque há uso excessivo do produto ou a instalação elétrica não é compatível com a potência do chuveiro. “As lojas indicam um aparelho de 8000w para um banho quente, mas não questionam o cliente sobre a fiação elétrica. Isso pode resultar num curto circuito, numa sobrecarga ou, dependendo do cabo, até mesmo num incêndio”, explica. É possível identificar o aparelho que consome muita energia quando ele está ligado e há uma oscilação na luz da casa.

Outra maneira de economizar na conta de luz é utilizando os aparelhos fora do horário de pico de energia elétrica, que é entre 17h e 21h. Nesse período, a tarifa residencial é maior em decorrência da demanda por energia elétrica. “Com informação e uma pequena mudança de hábitos, já é possível obter uma redução de valor na próxima conta”, finaliza Bianca.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga