Uma das principais vantagens dos notebooks é a mobilidade. Por outro lado, ao mesmo tempo que é cômodo poder levá-los para qualquer lugar, usar os notes em ambientes público e com redes Wi-Fi abertas, pode trazer alguns riscos à privacidade.
Para contornar esses perigos, é possível tomar alguns cuidados simples para não deixar que informações pessoais fiquem expostas. A Samsung, uma das principais fabricantes mundiais de notebooks, destaca cinco dicas para garantir um uso seguro mesmo em ambientes públicos, confira:
1. Tome cuidado com redes Wi-Fi abertas
Essas redes podem ter sido criadas por pessoas mal-intencionadas, fato que deixa mais fácil a interceptação do tráfego entre o notebook e o servidor do site que está sendo acessado, o que facilita o roubo de senhas e outros dados. Por isso, mesmo que o local ofereça um Wi-Fi gratuito, é melhor tomar cuidado ao se conectar. Cheque o nome da rede para ter certeza de que ela é correta e desconfie caso seja necessário fornecer muitos dados antes de conectar.
2. Use uma senha para bloquear o notebook
Assim, caso o usuário precise se afastar por um momento, outros terão dificuldades para usar o aparelho e acessar informações sem autorização. O ideal é adotar uma combinação forte, com números, letras e símbolos.
3. Instale uma VPN
Método recomendado principalmente se o notebook for usado para fins profissionais. Essas redes virtuais privadas podem ajudar a impedir que eventuais invasores interceptem o tráfego de dados entre o aparelho do usuário e os servidores remotos. Dessa forma, mantém seguros informações e documentos que são potencialmente sigilosos.
4. Não compartilhe pastas
Os diretórios compartilhados em rede podem ficar expostos a todos que estiverem com notebooks conectados ao mesmo Wi-Fi. Note que você pode até ter habilitado esse compartilhamento sem perceber – esta é uma das primeiras perguntas que o Windows faz quando o notebook é conectado à internet pela primeira vez.
5. Desligue a webcam e o microfone
Assim, eventuais invasores que estão distantes fisicamente (mas compartilhando a mesma rede) não conseguirão ouvir ou ver o que o usuário está fazendo, garantindo um pouco de privacidade mesmo em um local público.