Tags

Dicas

Dicas simples ajudam a usar melhor o iPhone na terceira idade

21 abril, 2016
Da Redação, com assessoria

A empresária e criadora do treinamento online Entendendo iPhone, Marília Guimarães, é apaixonada por tecnologia e admira os iPhones e iPads devido suas ferramentas de acessibilidade. Com base nesse interesse, ela quer acabar com o mito de que esses aparelhos não podem ser usados pela terceira idade. Em suas aulas, a especialista deseja dar mais liberdade para pessoas que antes dependiam dos filhos e netos para se conectar à tecnologia.

O treinamento se justifica, afinal, de acordo com uma pesquisa da Slice Intelligence, as pessoas que mais gastam com iGadgets e serviços da empresa da maçã são homens com 65 anos de idade ou mais. Com foco nesse público, a empresária ensina cinco funcionalidade do iPhone que facilitam a acessibilidade a alguns idosos, confira:

Tamanho da letra
Ao acessar a opção Ajustes > Geral > Acessibilidade, é possível ativar a funcionalidade Tamanhos Maiores. Dessa forma, tanto as mensagens quanto a agenda de contatos e o aplicativo de Notas, entre outras ferramentas, passarão a ter letras maiores. Ideal para os idosos que têm problemas de visão.

Leitura de textos
Quem tem dificuldade em enxergar também poderá utilizar a opção de Fala, em que o iPhone lê os textos de uma mensagem ou de um site. Basta acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade e acionar a opção “Falar Seleção” ou “Falar Conteúdo da Tela”, também é possível escolher a velocidade da leitura.

Comandos de voz para Siri
Marília destaca as facilidades que a Siri, aplicativo de gerenciamento pessoal, pode trazer para quem sabe utilizá-la. A primeira coisa a se fazer é habilitar a Siri em Ajustes > Geral > Siri, não se esqueça de checar se o idioma selecionado é o português. A especialista destaca que, ao pressionar o botão de microfone, é possível fazer perguntas importantes, como: Quem me ligou? ou Alguma ligação perdida? e a assistente fará uma checagem. Outros comandos práticos ajudam a preencher a sessão de Notas, muito utilizada para colocar lembretes e alarmes. Ao dizer Marcar reunião amanhã às 17h, por exemplo, a Siri agenda o compromisso.

Salvar senhas
Memorizar as senhas de cartão de crédito, e-mail, redes sociais, entre tantas usadas no dia a dia, é quase impossível. Marília alerta que muitas pessoas fazem errado ao escrever a senha no bloco de notas do smartphone. Ela sugere que você baixe o aplicativo 1Password, que gerencia senhas e outras informações sensíveis. Em usuários de iPhone 5s e superiores será possível abrir o app apenas com a leitura digital.

Atalhos para digitar
Digitar letra por letra no celular pode ser bastante demorado. Marília ensina que é possível criar atalhos para frases inteiras que são sempre utilizadas, como “Olá, tudo bem”, “Ligue mais tarde, estou ocupado” ou qualquer outro exemplo que é utilizado repetidamente. Basta acessar Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto. Segundo ela, a grande vantagem é economizar tempo para enviar alguma informação rápida.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.