33Giga

Especialista dá seis dicas de segurança para manter seu Wi-Fi protegido

Uma pergunta bastante comum nos dias de hoje é “Qual é a senha do Wi-Fi?”, seja em cafeterias, aeroportos, restaurantes. Conectar-se em redes públicas é bastante atrativo não só para os consumidores, mas também para os cibercriminosos.

Mas isso não se restringe apenas a locais públicos. Já que as pessoas têm o costume de se conectarem à Wi-Fi de amigos, vizinhos ou parentes quando estão os visitando e não percebem que também podem colocar em risco sua segurança nestes locais.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Assim como acontece em redes públicas, existem várias famílias de malware que podem se espalhar por redes locais. E, se um dispositivo infectado se conectar à Wi-Fi, ele tentará contaminar tudo o que encontrar ao seu alcance.

Embora pareça uma medida drástica, umas das maneiras de mitigar este tipo de infecção é configurar uma rede sem fio de visitantes, como as empresas costumam fazer. Todos os dispositivos da casa estão conectados ao mesmo ponto e se unem para formar a rede, mas a de convidados está em um nível diferente, fornecendo acesso à internet, mas separada da rede doméstica.

Rede de convidados

Para configurar uma rede de convidados, o usuário não precisa de outro cabo ou roteador, ou mesmo fazer uma solicitação para o provedor de internet. Hoje, os roteadores oferecem a opção de habilitar uma rede adicional para visitantes: basta inserir as configurações e ativá-la. Os detalhes estão no manual do usuário do dispositivo.

Para acessar o roteador, bastar inserir o endereço IP na barra de endereços do navegador. Na caixa de diálogo que será exibida, o usuário deve informar o login e senha de administrador. Caso nunca tenha modificado, poderá encontrar esta informação no manual do usuário.

Nas configurações do roteador, localize a opção “Autorizar Convidado” ou “Rede de Convidados”. Depois de selecionar esta ferramenta, o usuário deve adicionar o nome da rede que será exibida quando os convidados efetuarem a busca de redes disponíveis.

Dicas de especialista

Mesmo com uma rede criada para convidados, existem outras maneiras de proteger a rede doméstica. Veja abaixo seis dicas de segurança da Kaspersky Lab:

– Evite a instalação automática: alguns roteadores permitem efetuar a instalação com um único clique. Mas quando o usuário não conhece suas próprias credenciais, ele pode delegar a responsabilidade do domínio para cibercriminosos;

– Altere as credenciais de acesso do roteador: os fabricantes de roteadores vendem seus equipamentos com um login e senha padrão. Qualquer pessoa tem acesso a esta informação ao realizar uma busca na internet. Para aumentar a segurança, recomenda-se modificar a senha e criar uma combinação forte. Para isso, vale utilizar um aplicativo para gerenciar as senhas;

– Certifique-se de que a página de login não esteja disponível na internet: os roteadores modernos geralmente têm um recurso que permite que as configurações sejam alteradas remotamente, o que permite acesso por desconhecidos. Na maioria dos casos, esta opção só expõe a rede doméstica e pode ser desativada.

– Proteja todos os dispositivos: se o usuário usa um computador, tablet, smartphone ou qualquer dispositivo conectado, deve protegê-lo com uma senha segura. Além disso, tenha uma solução de segurança robusta nos dispositivo e mantenha seus programas atualizados.

Leia mais: 
Veja as piores (e mais fracas) senhas usadas em 2017; ‘123456’, ‘starwars’ e ‘iloveyou’ estão na lista
Não gaste o 3G: conheça aplicativos que oferecem senhas e redes Wi-Fi próximas a você

Confira todos os dispositivos testados pelo 33Giga: