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A taxa de desemprego no Brasil bateu novo recorde e chegou a 13,2 no primeiro trimestre de 2017, atingindo mais de 14 milhões de trabalhadores. Com o mercado de trabalho cada vez mais escasso, muitos brasileiros estão investindo no empreendedorismo digital para driblar a crise e conseguir uma renda. Mas é possível entrar no comércio eletrônico sem gastar muito?
De acordo com o especialista em comércio eletrônico, Frederico Flores, a resposta é sim. Uma alternativa segura para quem está começando a empreender na internet é optar pelas vendas em marketplaces, como o Mercado Livre, Americanas.com e Submarino. Na prática, nada mais é do que um e-commerce colaborativo. Grandes varejistas permitem que pequenos lojistas vendam seus produtos na página – mediante pagamento de uma porcentagem.
Se você quer começar a vender em marketplaces, Flores dá de alguns caminhos que você deve seguir para ter sucesso. Confira!
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Entenda o que é um marketplace
Os marketplaces são plataformas de e-commerce colaborativas, que funcionam como um shopping virtual conectando lojistas e prestadores de serviços a compradores. Existem marketplaces de nicho, que são focados em determinados públicos e vendem apenas alguns segmentos de produtos. Estude as regras e os custos de cada um para avaliar qual faz mais sentido ao seu negócio.
Conheça taxas e comissões
Alguns marketplaces cobram taxas de 5% a 25% por cada venda efetuada ou até mensalidades fixas para disponibilizar os produtos nos sites. Antes de começar a vender, procure saber qual é a porcentagem da plataforma escolhida.
Prepare os produtos
Escolha seu nicho de mercado e prepare o estoque dos seus produtos. No início, foque em apenas um segmento, seja ele moda, games, eletrônico. Vender de tudo pode atrapalhar a fidelização dos clientes e dificultar seu controle de estoque.
Título dos anúncios
Ao fazer uma busca no Mercado Livre, por exemplo, o primeiro passo para chamar a atenção do cliente é o título. Portanto, abuse dos caracteres permitidos e deixe seu anúncio o mais atraente possível. Ficar ligado nas tendências de busca da categoria, usando as palavras mais pesquisadas, é um tiro certeiro.
Fotos dos produtos
Para atrair mais clientes, o ideal é fazer as fotos com fundo branco e apostar na alta definição. Imagens com aspecto amador não passam uma boa impressão aos clientes.
Frete e pagamento
Oferecer aos usuários diversas formas de pagamentos e opções de fretes é essencial para quem quer ter sucesso nos marketplaces. Pesquisas apontam que um dos principais motivos para o “abandono de carrinho” é o alto valor do envio. Então, procure oferecer frete grátis para seus produtos – mesmo que você tenha que aumentar o preço um pouquinho nesses casos.
Atendimento ao cliente
Oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente passa diretamente pelo atendimento. Portanto, retorne os e-mails e as dúvidas dos usuários rapidamente, e seja claro nas respostas. Estatisticamente, quem responde às perguntas primeiro, aumenta suas chances de vender – mesmo com preço mais alto. Essa é uma boa oportunidade de fazer valer a qualidade e agilidade do seu serviço.
Automatize sua loja
Administrar todas as etapas de vendas em marketplaces exigia tempo e um investimento que nem todos os lojistas possuíam. Porém, hoje já existem soluções gratuitas para ajudar no gerenciamento das lojas digitais – desde o recebimento de um pedido até sua entrega. A Becommerce Lite é uma delas. Por meio da plataforma é possível controlar anúncios, responder perguntas dos possíveis clientes e fazer a qualificação dos usuários de forma automática.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas