Não há nada pior do que a conexão Wi-Fi cair quando se assiste a um filme ou joga online. No entanto, saiba que há uma série de macetes que você pode usar para melhorar sua experiência com a internet. Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, explica os motivos da queda de conexão e dá algumas dicas de como repará-la.
Leia mais:
Esqueceu a senha do Wi-Fi? Saiba recuperá-la
Não gaste o 3G: conheça aplicativos que oferecem senhas e redes Wi-Fi próximas a você
Problemas com o Wi-Fi? Conheça os extensores Powerline
O roteador está sobrecarregado por uso pesado da rede
Alguns podem enfrentar um blackout de Wi-Fi quando sua rede é muito utilizada (transmissão simultânea, download, transferência de arquivos grandes, jogos on-line, etc.), o que pode fazer com que os roteadores falhem temporariamente. Ou seja: esse equipamento funciona bem, mas não é a combinação certa para suas necessidades de rede. Se o roteador não dá conta, não limite o uso de Internet – escolha um modelo que possa acomodar todos os seus dispositivos e as demandas de networking.
O sinal Wi-Fi é fraco ou não se estende o suficiente
As conexões Wi-Fi podem cair facilmente quando o dispositivo conectado está localizado perto do limite do alcance de sinal sem fio da rede. Quanto mais longe se ficar, mais instável será a conexão Wi-Fi. Deslocar os dispositivos para mais perto do roteador é uma maneira de resolver a questão, mas nem sempre é possível. Trocar o roteador para um mais poderoso pode definitivamente ajudar, mas outra alternativa é adicionar um repetidor de sinal com tecnologia Powerline – que utiliza a rede elétrica para levar o sinal de um ambiente para outro sem complicações.
Muita interferência na rede sem fio
O roteador não é o único equipamento a emitir sinal. Vários itens domésticos, como dispositivos Bluetooth, fornos de micro-ondas, TVs e telefones sem fio também emitem sinais de rádio que podem interferir na rede Wi-Fi quando estão em uso. Mover o roteador para longe desses equipamentos é uma solução fácil, mas se por algum motivo você precisar colocá-lo ao lado de algum deles sugerimos alterar algumas das configurações de Wi-Fi dos dispositivos. A atualização para um roteador como o Wi-Fi AC1900 oferece a capacidade de conectar os dispositivos à banda padrão de 2,4 GHz ou menos movimentada de 5 GHz (se compatível), o que pode diminuir a interferência.
Firmware ou drivers precisam de atualização
Os computadores se conectam a uma rede Wi-Fi usando um driver de dispositivo e o roteador cria um sinal Wi-Fi com base em seu firmware. Os drivers de rede e o firmware podem ocasionalmente afetar sua conexão de rede se um ou ambos exigem atualização. Verifique se há atualizações de drivers em seu computador e instale o novo firmware para o roteador na página do produto no site do fabricante.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas