Tags

Dicas

Descubra truques para blindar seu e-mail e fugir do spam

Créditos: loop_oh via Visual hunt / CC BY-NC-SA
11 fevereiro, 2016
Marcella Blass

Um dos grandes problemas que surgiu com a internet é o spam, nome dado às mensagens não solicitadas que empresas e pessoas enviam para outras contas de e-mail. Além de serem inconvenientes e lotarem o correio eletrônico do usuário, ainda podem infestar a conta e a máquina com vírus.

Denise Soares, especialista em operações de entregabilidade da All In, ferramenta de envio e gerenciamento de e-mail marketing, destaca que o Brasil já foi um dos líderes de envio de spam. Apenas em 2010, o CERT.br (Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) recebeu quase 5 milhões de denúncias de usuários a respeito do assunto. Logo, por meio de boas práticas, em 2014, o País reduziu seu número para 700 mil. Confira cinco dicas da especialista para eliminar essas mensagens indesejáveis do seu e-mail:

1. Faça o opt-out
A primeira tática é realizar a exclusão da lista para tirar seu e-mail da base de dados da empresa que está mandando o spam.

2. Evite cadastros em sites e blogs
Preencha formulários apenas de empresas confiáveis e que prezem pela segurança dos dados do consumidor.

3. Cuidado com as redes sociais
Alguns usuários deixam o e-mail visível no Facebook, Twitter, Instagram, comportamento que facilita o trabalho de pessoas mal-intencionadas.

4. Crie filtros
Coloque regras para separar as mensagens indesejadas do conteúdo útil para evitar o acúmulo em sua caixa de entrada.

5. Não responda o spam
Em hipótese alguma retorne uma mensagem spam. Isso só provará para a empresa que o endereço está ativo e disposto a interagir.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.