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Descubra quais são as 7 principais dúvidas sobre manutenção de smartphones

Muitas são as dúvidas dos consumidores na hora de comprar um celular, trocar ou até mesmo consertar quando o aparelho apresenta algum problema. Por isso, Felipe Marchese, CEO da rede de assistência técnica Conserta Smart,  enumera sete dúvidas comuns em relação à manutenção de smartphones e explica cada uma delas. Confira!

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

1. Se eu deixar meu aparelho na manutenção, vou perder meus dados?
Não. Na maioria dos casos, como trocas de display, telas, baterias e botões, os dados não são perdidos. Mas o ideal é que o usuário sempre tenha um backup dos dados, ou na nuvem, do celular ativo. Geralmente, apenas nas manutenções de problemas com software do aparelho é que as informações não são salvas.

2. Se meu aparelho molhar, tem chances de conserto?
Sim. Em 70% dos casos, o processo de desoxidação tem sucesso e o aparelho volta a funcionar normalmente. Quanto mais rápido o usuário levar o celular na assistência após molhar, mais chances ele terá de ser salvo.

3. Quando minha tela quebra, dá para trocar só o vidro ou precisa ser o display completo?
Isso varia de acordo com o modelo. Existem tipos de celulares que a substituição consiste apenas no touchscreen (a primeira camada da tela) e, nesses casos, o conserto é mais barato, pois não é trocado o LCD responsável pela imagem. Já em outros aparelhos, o touchscreen e o LCD formam uma peça só e o conserto pode ter um valor um pouco maior.

4. Carregador não original pode dar problema no meu celular?
Sempre é recomendável usar carregadores originais ou acessórios paralelos de boa qualidade homologados pelo fabricante. Já os produtos falsificados costumam apresentar problemas e podem inclusive danificar o aparelho.

5. Existe a possibilidade de desbloquear um celular?
Caso o cliente tenha esquecido a senha de acesso do aparelho, existe a possibilidade de formatação (apagar todos os dados) e inserir uma nova senha. Já os bloqueios contra furto e roubo, como iCloud ou IMEI, não são possíveis de serem realizados sem a nota fiscal.

6. Vale a pena consertar um aparelho antigo?
Sim. Como o aparelho sofre depreciação, as peças também caem de valor. Geralmente, um conserto de celular antigo equivale a 30% do seu valor total.

7. Existe algum risco de tentar consertar um aparelho em casa?
Sim. Em primeiro lugar, o ambiente não é preparado para a atividade. Eletricidade estática, por exemplo, pode danificar a placa lógica do aparelho e não obter mais salvação. Além disso, 80% dos consertos amadores acabam trazendo problemas em outros componentes do celular devido a falta de ferramentas e manuseio adequado.