Você já conhece o Paper? Ele é o serviço online de criação e edição de textos do Dropbox. Na plataforma totalmente em português – e para mais 20 idiomas -, o usuário também pode trabalhar com fotos, vídeos, áudios, tabelas, códigos de programação e muito mais e armazenar até 2GB de projetos gratuitamente no Dropbox. Apesar de ser possível trabalhar normalmente em um projeto individual, a empresa deixa claro que sua intenção é oferecer uma ferramenta de trabalho coletivo.
Um forte rival para o Google Docs, o layout branco e azul do Paper é agradável aos olhos durante o trabalho. No geral, a interface é bastante básica, o que permite uma usabilidade intuitiva, pois não há muitos botões e opções à vista para confundir a navegação. O mesmo vale para a versão mobile do Paper, que está disponível para dispositivos
No Troca de ideias, há sessões previamente organizadas nas quais o usuário pode descrever os objetivos, detalhes, inspirações, ideias e itens de ação envolvidos no projeto. Na Visão geral do projeto é possível adicionar o status do trabalho (início, em andamento ou pronto), membros da equipe e prazo estimado. E com a última, e não menos útil, Notas de reunião, você consegue adicionar data, participantes, pauta de discussão e ainda deixar recados pertinentes ao participantes do encontro.
Funcionalidades
Em todas as opções de trabalho disponíveis o usuário pode criar e editar seus textos com a ajuda de funções básicas como negrito, sublinhado, realce, link e comentário por meio de uma barrinha flutuante que só aparece quando é chamada – basta selecionar uma palavra ou frase. A adição de imagens, gifs, áudios, vídeos, tabelas, notas, emojis, listas e os códigos de programação também pode ser feita com poucos cliques.
Quando se trabalha com imagens (principalmente as em alta qualidade) é possível ir além do posicionamento direita, esquerda ou centro e usar a expandi-la para a largura total da página. Essa possibilidade dá um visual muito mais profissional e artístico para o documento. Já os áudios não necessariamente precisam estar armazenados no computador, pois é possível adicionar conteúdo de outras plataformas como SoundCloud, Youtube, Vimeo e até do Google Drive.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas