Tags
O Centro de Valorização da Vida (CVV) lança hoje (22), com o apoio do Facebook, mais um canal de comunicação. Trata-se de um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para agilizar atendimentos. Ele também permite priorizar auxílio a quem busca informações sobre prevenção do suicídio e sobre o CVV e seus canais de ajuda.
Como usar
Para acessar o bot do CVV, entre em www.facebook.com/cvvoficial e clique em “Enviar Mensagem”.
Adicionar tecnologia aos primeiros minutos do atendimento às pessoas que buscam mais informações também ajudará o CVV a ganhar eficiência e economizar recursos preciosos. Além disso, otimizará o tempo de resposta a essas pessoas e dos voluntários que podem estar disponíveis a quem precisa de apoio com urgência.
O bot, cuja tecnologia foi desenvolvida pela startup Nama.ai, possui respostas prontas para dúvidas administrativas – por exemplo, como se tornar um voluntário ou como contribuir com a entidade.
“O chatbot se mostra especialmente eficaz em casos sensíveis, nos quais o certo distanciamento da interação com a máquina acaba sendo positivo”, diz Rodrigo Scotti, CEO da Nama. “O sistema automatizado pode ajudar a quebrar uma eventual resistência da pessoa que sofre, facilitando o primeiro contato para falar de um assunto extremamente doloroso e que, infelizmente, muitas vezes ainda é visto como tabu.”
É importante citar que, mesmo com o bot do Messenger, o apoio emocional e prevenção do suicídio são atividades que continuarão restritas aos 3.000 voluntários do CVV em todo o país.
“O CVV sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda”, afirma a voluntária e porta-voz do CVV, Elaine Macedo.
Leia Mais
Disque 188: Ligações de prevenção ao suicídio se tornam gratuitas em todo o país
Setembro Amarelo: “É preciso falar sobre suicídio”, diz porta-voz do CVV
Para aqueles que estão procurando ajuda urgente, o bot no Messenger fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat no site do próprio CVV ou e-mail. Já para quem quiser saber mais sobre a organização ou desejar contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação.
Outro público que busca a organização é formado por aqueles que desejam ser voluntários. Esse, receberá informações sobre os tipos de oportunidades, formas de inscrição, calendário de cursos para seleção e respostas para perguntas frequentes.