Colaborar e compartilhar estão cada vez mais em evidência na sociedade atual e, com isso, os brasileiros passaram a entender o real significado da economia colaborativa. Também conhecida como economia compartilhada ou de consumo colaborativo, esse modelo possibilita que as pessoas compartilhem os seus bens e serviços – com ou sem troca monetária -, gerando uma economia sustentável aos consumidores.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Para comprovar que a ideia está se disseminando cada vez mais, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que 79% dos consumidores brasileiros acreditam nesta economia compartilhada. E acompanhando a tendência, a Descola, escola de cursos online em inovação e empreendedorismo, desenvolveu um curso totalmente gratuito sobre o tema.
O curso
Ministrado pela professora Camila Haddad, especialista em economia colaborativa e co-fundadora da Cinese, plataforma de aprendizagem colaborativa, o curso é 100% online e indicado às pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o conceito ou que queiram transformar a maneira como trabalham e consomem, construindo iniciativas, projetos e negócios dentro do modelo colaborativo.
O curso tem carga-horária de 1h20 de vídeo aula, divididos em capítulos de até 7 minutos cada. Além disso, é disponibilizado também um material de leitura complementar (E-Book) com conteúdos teóricos sobre o tema. Durante o curso, são abordados tópicos como: O que é economia e suas premissas; Paradigma da abundância; Organizações Tradicionais X Distribuídas; Como saber se um negócio é colaborativo; O que é consumo colaborativo. Saiba mais em: descola.org/curso/economia-colaborativa
Leia mais:
Economia compartilhada é melhor opção de transporte automotivo para quem quer economizar
Veja dicas práticas para se proteger das “fake news”
Refeições, câmeras de segurança e mais: conheça diferentes serviços de economia colaborativa