33Giga

4 curiosidades sobre metaverso que você precisa conhecer

Cerca de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora do seu dia no metaverso até 2026, realizando atividades como aulas, comprando terrenos e assistindo a shows de artistas. Os dados são um estudo feito pela Gartner. O que não se percebe, no entanto, é que a sociedade está inserida nesse contexto de realidade paralela há mais tempo do que se imagina. O jogo Second Life, por exemplo, lançado em 2003, revolucionou o modo de levar rotina, atividades e relacionamentos que se tem na vida real para o meio digital. Por isso mesmo, a BAYZ separou algumas curiosidades sobre metaverso que você precisa conhecer, bem como suas tendências.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Grandes empresas estão criando as próprias realidades virtuais

Marcas como Microsoft, Disney, Nike, entre outras já possuem maneiras de criar experiências virtuais. No metaverso da Nikeland, por exemplo, os avatares dos usuários podem usar produtos da empresa e interagir com outras pessoas em jogos esportivos.

2. Você pode acompanhar shows no metaverso

O rapper Snoop Dogg possui um terreno no The Sandbox, no qual realiza shows para fãs. Inclusive, já gravou videoclipe dentro de sua mansão virtual. Trata-se da música House I Built.

Além do cantor, existem diversas ações de marcas que podem ser acessadas pelos usuários no metaverso. Hoje, no Brasil, a BAYZ é a parceira oficial do The Sandbox e responsável por criar experiências novas e aproximar marcas para expandir o ecossistema na região. É possível, por exemplo, visitar a vila dos Smurfs, sobreviver ao apocalipse zumbi de The Walking Dead, invadir o mundo do astro Elvis Presley, entre outras imersões.

Outro exemplo recente é do reality show com mais de 20 temporadas Hell’s Kitchen. A The Sandbox anunciou que o famoso programa terá uma nova temporada no metaverso comandada pelo famoso chef e apresentador Gordon Ramsay.

3. É possível ganhar uma renda extra jogando

Os jogos NFTs estão ficando cada vez mais conhecidos. Nesse formato, os jogadores podem, enquanto se divertem, ganhar itens, personagens, skins que funcionam como um ativo que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem.

4. Grandes influenciadores estão entrando no metaverso

Há algum tempo, marcas vêm criando seus influenciadores virtuais, como a Magalu com a influenciadora do metaverso Lu, a Casas Bahia com o CB e a Barbie com seu próprio canal no YouTube, que já tem mais de 10 milhões de inscritos. Essa tendência se expandiu de empresas para celebridades.

Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato criou uma influenciadora que só existe de forma digital, a Satiko. A influenciadora Bianca Andrade também lançou sua personagem no metaverso, a Pink. O objetivo é explorar os espaços que a realidade virtual possibilita, criando experiências e interações diversas.

A atriz e apresentadora Adriane Galisteu, em entrevista a um podcast, afirmou que para um artista é fundamental fugir das limitações e expandir o pensamento. O metaverso vem como mais uma forma de se comunicar com as pessoas com uma experiência totalmente nova.

Leia mais:
Acesso apenas por óculos VR? Mitos e verdades sobre o metaverso
Metaverso: 8 empregos que surgirão nos próximos anos
Opinião: 7 motivos para se preocupar com o metaverso