33Giga

Cuidado: hackers podem transformar seus fones de ouvido em gravadores de voz

Os criminosos parecem estar sempre um passo a frente quando o assunto é infestação de contas, dispositivos e até acessórios. As histórias de invasões a webcams muita gente já conhece – e sabe que pode, sim, acontecer -, mas agora ficou provado que também é possível usar fones de ouvido comuns, inclusive os sem microfone embutido, para gravar conversas sem que as vítimas percebam.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Os responsáveis pela façanha são os pesquisadores da Universidade de Ben-Gurion do Negev, em Israel, que criaram um malware experimental que é capaz de modificar as configurações de placas de som da Realtek (uma importante e popular fabricante de placas de som). Com isso, eles mostraram que é possível fazer com que as saídas de áudio de fones de ouvido funcionem como entradas, o que as transformam em microfones para que a pessoa que opera o malware consiga ouvir as conversas da vítima.

No vídeo abaixo, você confere o experimento na prática. É possível ver que o computador capta áudio mesmo com o microfone desconectado da CPU: