Uma nova campanha maliciosa tem circulado no WhatsApp prometendo o novo recurso de chamada de vídeo para usuários que ainda não o receberam. O ataque é focado nos donos de iPhone, já que a funcionalidade já está disponível para dispositivos Android. Na ação maliciosa, a vítima vai receber um link para ativação da novidade e, ao clicar, será induzido a compartilhar a mensagem com outros amigos e depois direcionado à instalação de softwares de origem duvidosa.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Ao acessar o link, o site abaixo será aberto. Observe que ele solicita o compartilhamento da mensagem com 3 grupos, ou 10 contatos:
“Essa não é a primeira campanha maliciosa no WhatsApp que promete esse recurso”, afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab Brasil. “Como agora o recurso está disponível oficialmente para usuários do Android, cibercriminosos estão aproveitando o interesse pela funcionalidade para enganar mais vítimas e lhes causar prejuízo”, completa o analista. Aos usuários interessados na novidade, o conselho é esperar, pois não deve demorar para que o WhatsApp disponibilize o recurso em todas as plataformas.