33Giga

Cuidado! Campanha maliciosa no WhatsApp oferece recurso falso de chamada de vídeo

Uma nova campanha maliciosa tem circulado no WhatsApp prometendo o  novo recurso de chamada de vídeo para usuários que ainda não o receberam. O ataque é focado nos donos de iPhone, já que a funcionalidade já está disponível para dispositivos Android. Na ação maliciosa, a vítima vai receber um link para ativação da novidade e, ao clicar, será induzido a compartilhar a mensagem com outros amigos e depois direcionado à instalação de softwares de origem duvidosa.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Ao acessar o link, o site abaixo será aberto. Observe que ele solicita o compartilhamento da mensagem com 3 grupos, ou 10 contatos:

Ao completar as etapas, o usuário passará por vários direcionamentos que, dependendo da sua localização, exibirá sites suspeitos que informam supostos erros no aparelho, atualizações que devem ser feitas ou oferecem softwares para otimização do smartphone, navegadores e jogos.  Alguns links ainda redirecionam as vítimas para páginas de serviços premium que, caso o usuário informe seu número de telefone, vai descontar um valor mensal da conta ou créditos do chip.

“Essa não é a primeira campanha maliciosa no WhatsApp que promete esse recurso”, afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab Brasil. “Como agora o recurso está disponível oficialmente para usuários do Android, cibercriminosos estão aproveitando o interesse pela funcionalidade para enganar mais vítimas e lhes causar prejuízo”, completa o analista. Aos usuários interessados na novidade, o conselho é esperar, pois não deve demorar para que o WhatsApp disponibilize o recurso em todas as plataformas.