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A evolução do mundo digital está transformando a forma como se consome conteúdo nas redes sociais. Isso porque, geralmente, quando uma nova mídia surge e alcança sucesso, a dinâmica de vender e informar tende a mudar.
Com a chegada do TikTok e da Geração Z ao mercado de consumo, por exemplo, os vídeos curtos ganharam destaque. De acordo com a pesquisa Digital 2022: April Global Statshot Report, realizada pela parceria da Hootsuite com a We Are Social, a rede já alcança 1 bilhão de usuários. A praticidade e versatilidade do conteúdo, por sua vez, é o quinto motivo de utilização da internet.
Essa mudança no consumo exigiu que as redes sociais se atualizassem. Com isso, o modelo horizontal vem perdendo força e cedendo espaço para o conteúdo vertical. A especialista em redes sociais Talita Lombardi, separou dicas para o empreendedor que quer produzir nesse formato sem ficar refém das dancinhas.
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Parte das pessoas tem dificuldade de começar a gravar vídeo, pois se sentem envergonhadas ou não gostam da imagem que transmitem. Nesse caso, uma boa saída é investir em conteúdos com cobertura de áudio. Isto é, grave sua voz e coloque fotos ou vídeos sobre o que você está falando.
Por exemplo, se sua empresa vende cachecol, você pode gravar um vídeo mostrando as várias formas de usar o produto ou uma montagem com várias fotos exibindo quais são as peças, as diferenças de cores e o material. Para quem trabalha com eventos, por sua vez, uma boa dica é filmar o local e descrever por meio do áudio como foi feito a escolha das flores, das cores e da decoração em geral.
Agora, se você também não se sente à vontade para gravar sua voz, pode optar por utilizar os áudios que estão em alta nas redes. Mas atenção: procure por áudios virais que combinem com seu nicho ou com a mensagem que deseja passar.
Se você não tem vergonha de gravar vídeos, explore sua imagem. Isso vai aproximar o público da sua marca. Uma dica é abrir uma caixinha de perguntas, separar algumas dúvidas e gravar conteúdos respondendo os questionamentos. A dúvida de uma pessoa pode responder a curiosidade de várias outras.
Se você tem um local em que é possível gravar vídeos com seus clientes, uma boa dica é eleger uma pessoa que represente sua empresa e captar um depoimento sobre os serviços prestados. Uma entrevista por semana poderia render um bom conteúdo.
O mais importante, independentemente do formato, é manter um relacionamento virtual próximo e constante, sempre oferecendo informação que atraia o cliente para conhecer mais sobre o assunto e não apenas tentar vender um produto. Usando as ferramentas certas e explorando os pontos fortes da sua empresa, essa interação nas redes configura um posicionamento estratégico e pode render um aumento positivo no balanço final do mês.
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