Os criminosos virtuais estão encontrando novas maneiras de roubar dinheiro das vítimas por meio de dispositivos Android. Quem garante esse dado é a empresa de segurança Norton, que tem observado o uso frequente de programas fraudulentos para o sistema operacional que visam roubar credenciais bancárias das vítimas. Uma das famílias de de malware mais comuns nos golpes é a do Acecard.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
O Acecard é disseminado por meio de links fraudulentos enviados por SMS ou anúncios em sites maliciosos. A infecção do dispositivo acontece assim que o usuário clica na armadilha. Com isso, o trojan – tipo de ameaça que rouba dados bancários – ficará silenciosamente aguardando o momento em que um aplicativo de internet banking for aberto e gravará as credenciais de acesso. Com essas informações, os golpistas podem invadir a conta bancária da vítima e concretizar o roubo.
De acordo com Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton, links fraudulentos via SMS ou anúncios falsos ainda não são ameaças tão populares quanto as mensagens de phising por e-mail, por exemplo. Por isso, as pessoas estão não estão cientes do quão perigosas elas são. O especialista recomenda três comportamentos simples que vão ajudar o usuário a não cair em armadilhas:
– Ative a autenticação de dois fatores, caso o aplicativo do seu banco ofereça essa opção. Este é um recurso eficaz de proteção que solicita que o usuário execute duas formas de confirmação para efetuar uma operação, conferindo uma camada adicional de segurança;
– Caso seja possível, limite a quantidade de dinheiro que pode ser transferida da sua conta por dia, ou configure alertas que avisem quando sua conta é movimentada;
– Tenha uma solução de segurança de confiança instalada no dispositivo e mantenha-o atualizado. Ele verificará e bloqueará sites e aplicativos suspeitos, evitando ataques como o citado acima.