33Giga

Conheça os riscos de passar muito tempo de olho nas redes sociais

Hoje em dia, é difícil conhecer alguém que tenha um smartphone e não goste de atualizar seus perfils nas redes sociais com fotos, check-ins e vídeos. Contudo, muitas vezes essa rotina virtual pode trazer sérios problemas para a vida real. Fato é que os efeitos negativos da internet já fazem parte do quadro de doenças contemporâneas e estão cada vez mais frequentes nos consultórios médicos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Aline Melo, psicóloga do Hospital e Maternidade São Cristóvão, diz que entre os principais problemas causados pelo exagero no uso de internet estão o afastamento social, alienação, isolamento e depressão. De acordo com ela, as pessoas têm usado a internet como uma válvula de escape perigosa para distúrbios de personalidade e, até mesmo, para tentar fugir dos problemas do dia a dia.

“A internet possui o poder de distrair o indivíduo ao ponto de que ele não perceba o tempo passar, deixe de fazer atividades necessárias e de ser mais presente entre os amigos e família para permanecer conectado”, diz Aline. O vício em redes sociais já é uma realidade com impactos que não podem ser ignorados, por isso é preciso cuidado, moderação e sabedoria para avaliar se o tempo que você passa no mundo virtual afeta a execução de obrigações da rotina real

A psicóloga comenta que quando identificado como patológico, o uso excessivo em internet pode ser tão intenso quando o vício em bebida e drogas. “Esta é uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes, porque o prolongamento da situação acarreta problemas físicos, psicológicos e sociais ao indivíduo”, explica a psicóloga. Então, se você ou pessoas próximas não estão conseguindo dosar o tempo que passam online, é preciso buscar orientação médica para não perder qualidade de vida e prejudicar as relações interpessoais comuns do dia a dia.