33Giga

Conheça os comportamentos do consumidor que afetam o design dos novos computadores

Empresas do mundo todo têm trabalhado para entender e atender as expectativas dos consumidores quando eles buscam um novo computador para comprar. Uma das empresas que estão no trabalho de desenvolver novidades que atendam às demandas do público é a Lenovo. Dilip Bhatia, vice-presidente de marketing global da companhia,  faz parte da equipe que escuta os consumidores e listou quais são os quatro principais hábitos que afetam o modo como os PCs são feitos atualmente. Descubra:

Rotinas aceleradas: todos os dias, as pessoas passam muito tempo no trânsito ou em deslocamentos entre casa e trabalho, o que torna a mobilidade fundamental na hora de escolher um PC. Em pesquisas feitas com usuários, a Lenovo concluiu que a portabilidade é um dos três principais problemas mencionados a respeito dos computadores pessoais.

Foco no Estilo: as viagens a negócios, o trabalho remoto e as novas possibilidades móveis significam que hoje as pessoas passam muito mais tempo com seus PCs e tablets. Para Dilip Bahtia, isso afeta os parâmetros de design das máquinas pois “ninguém quer ser visto com uma tecnologia ultrapassada em mãos”. O design é uma das três principais características valorizadas pelos usuários quando compram novos dispositivos, logo após desempenho e faixa de preço. Mais de 25% dos usuários pesquisados pela Lenovo admitiram que não comprariam um equipamento 2-em-1 se esse não tivesse um visual interessante. Muitos também afirmaram que consideram os seus dispositivos uma extensão deles mesmos.

Combinando a Vida Pessoal e a Profissional: a pesquisa feita pela Lenovo também apontou que as pessoas expandiram o uso do seu PC para diversos dispositivos, mas a navegação ainda é centrada em um computador principal, independentemente de estarem trabalhando ou em um momento de lazer. Essa realidade criou a demanda de dispositivos multifuncionais.

Passando os Games do Console para o PC: uma porcentagem cada vez maior dos usuários é gamer, público que demanda máquinas de alto desempenho. Aproximadamente 50% dos jogadores pesquisados pela Lenovo preferem jogar em PCs em vez de consoles porque os computadores possuem gráficos mais avançados e proporcionam uma melhor experiência nos jogos online.