Depois da polêmica envolvendo unidades explosivas do Galaxy Note 7, da Samsung, muitas empresas passaram a conscientizar seus usuários e clientes a respeito desse perigo. Uma delas é a Conserta Smart, rede de assistência técnica brasileira, que destaca que o calor em excesso está entre os problemas mais prejudiciais aos smartphones e enumera dicas para proteger seu aparelho para evitar possíveis explosões.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Temperatura
Nunca deixe o aparelho diretamente exposto ao sol. Com o verão chegando, é comum que as pessoas esqueçam seus smartphones em uma mesa perto da piscina ou dentro do carro, contudo, a bateria em temperaturas altas pode ocasionar problemas e riscos.
Manipulação
A bateria nunca pode ser dobrada, furada ou ter contato com itens pontiagudo. Se você furar a bateria sem querer ou dobrá-la por algum motivo, é explosão na certa. Por isso, tome muito cuidado quando for manipular ou trocar a bateria do seu aparelho. E lembre-se sempre que o descarte deve ser feito corretamente, nunca jogue sua bateria no lixo comum.
Carregadores de qualidade
O uso de carregadores piratas, além de diminuir o tempo de vida útil da bateria, pode causar problemas graves durante o carregamento que podem colocar em risco o aparelho e a pessoa que o estiver utilizando conectado à tomada.
Longe da água
O ideal é evitar levar o celular a lugares em que ele corra o risco de molhar. Caso isso aconteça, é aconselhável é tirar a bateria imediatamente para evitar acidentes e deixar o aparelho de pé até encontrar uma assistência técnica. Utilizar secadores de cabelo para tirar a umidade superficial pode até ajudar, mas não resolve possíveis problemas na parte interna do aparelho.