33Giga

Concorrente do Bluetooth: entenda o que é e como funciona a tecnologia sem fio Miracast

Recentemente, a Microsoft trouxe para o Brasil seu dispositivo que espelha a tela de celulares e computadores em televisões e monitores que não possuem acesso à internet. Com uma proposta similar ao Chromecast do Google, o Microsoft Wireless Display Adapter tem um diferencial perante o concorrente. Em vez de sincronizar com um aplicativo nativo, ele usa uma tecnologia chamada de Miracast.

Leia mais
Por R$ 200, Chromecast 2 transforma televisor comum em Smart TV; smartphone vira controle remoto
Quer comprar uma TV 4K? Descubra o que observar antes de levar o aparelho para casa

O Miracast é uma tecnologia que cria uma conexão de Wi-Fi ponto a ponto, na prática, chamada de Wi-Fi Direct. Assim, é possível realizar a transmissão de conteúdo entre diferentes produtos sem a necessidade de conectar nenhum fio. Basta sincronizar os aparelhos. Algo bem semelhante ao que o Bluetooth faz.

A questão é que o Miracast não é tão popular como o Bluetooth. Nem todo dispositivo vem com ele de fábrica. Na verdade, boa parte das fabricantes ainda não consideram a tecnologia. Mesmo assim, já existem empresas apostando na novidade. Sony, LG e Samsung são algumas. Inclusive, dá para consultar se seu aparelho tem o Miracast – clique aqui para descobrir. Vale ressaltar que a Apple não dá suporte para a conexão.

Voltando ao Microsoft Wireless Display Adapter, o Chromecast de Bill Gates, seu objetivo é transformar as televisões e os monitores comuns em aparelhos que suportem o Miracast. A questão é que, para fazer a traquitana funcionar, seu computador ou smartphone precisa estar habilitado à tecnologia – algo ainda um tanto difícil de encontrar em terras tupiniquins.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas