Conforme a temporada de festas se aproxima, muitos varejistas estão prontos para o frisson não só dos dias que antecedem as festas, mas também para as grandes promoções que vêm depois. Mas a pergunta que fica é se eles estão preparados para o salto massivo das vendas mobile, feitas por meio de smartphones, na data de descontos mais famosas do mundo: a Black Friday. No Brasil, um estudo da AppsFlyer mostrou que, na última semana de novembro de 2015, quando aconteceu a Black Friday, houve um pico de compras via aplicativos iOS cinco vezes maior do que no resto do ano, atingindo 190% de crescimento em comprar via mobile.
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Para ajudar o empreendedor nessa época de vendas intensas que se emenda às compras do natal, a AppsFlayer dá sete insights uteis para quem quer se manter no páreo quando o assunto é vendas mobile no fim de ano:
1 – Comece a adquirir novos usuários o mais rápido possível: quanto antes o aplicativo ganhar novos usuários, mais dados você terá sobre hábitos e preferências antes do pico de compras. Esse entendimento dos usuários podem ajudar no engajamento quando ele é mais importante.
2 – Com isso em mente, comece suas campanhas de aquisição de usuários ASAP: se o app quer mais compradores nos grandes dias de vendas, devem focar em mais instalações em Outubro e Novembro. Assim, é possível vender mais nos dias de pico antes do natal, durante e pós-festas;
3 – O Natal não é o pico de compras por apps. Um mês antes sim: o consumidor leva em consideração os planos de viagem nos feriados e os prazos de entrega – justamente por isso as compras online serão feitas bem antes do natal;
4 – Faça cross-channel para atrair seu consumidor: o período de festas é uma das raras ocasiões em que os usuários gostam de receber lembretes e ofertas. Principalmente ofertas bem atraentes. Use e abuse do cross channel (via retargeting, avisos Push e email) para atrair compradores ao aplicativo;
5 – Usuários de Android e iOS se comportam de forma diferente – portanto precisam de planos separados: usuários de Android gostam de estender as compras além de Novembro. Usuários Apple têm pico entre a última semana de novembro (Black Friday) e termina em duas semanas;
6 – Diversifique as mídias para maximizar retorno: quanto mais inserções de mídia o app tiver, mais haverá espaço para campanhas “data-driven”. Aumentando o alcance para uma base maior de usuários em diversas mídias, aparecerá um novo rol de compradores interessados;
7 – Tire vantagem do novo iPhone: há muitos consumidores que estão torcendo para ganhar o novo iPhone de natal. Quando eles abrirem aquelas caixas, estarão ansiosos para baixar novos apps, então aproveite todas as oportunidades para manter o seu app na cabeça dos usuários. Por que não começar o ano com uma nova leva de usuários de iPhone?