33Giga

Hábito de compartilhar demais na internet coloca sua segurança digital em grande perigo

Uma nova pesquisa da Kaspersky Lab trouxe um panorama dos hábitos de compartilhamento de informações online e revelou como os usuários de todo o mundo colocam seus dados confidenciais em perigo. De acordo com o estudo, as pessoas que costumam dividir suas informações com outros na internet estão arriscando mais em sua vida digital.

Leia mais:
Cibersegurança: quatro dicas para te manter protegido durante as férias
Segurança digital: cinco armadilhas da internet que você deve evitar
WhatsApp dá dicas de como identificar mensagens duvidosas no aplicativo

Na América Latina, 92% dos usuários compartilham fotos e vídeos de suas viagens, 73% partilham fotos e vídeos de seus filhos e 30% o fazem com senhas, e isso inclui o “Lembrar Senha”. Os riscos são ainda maiores para aqueles que dividem informações com estranhos, sendo que 59% dos usuários de smartphone admitem que perderam suas informações ao compartilhá-las com estranhos. Na América Latina, 21% dos usuários estão propensos a compartilharem seus dados com desconhecidos.

Entretanto, as chances de perda de dados são comparativamente pequenas entre aqueles que não compartilham suas informações com outras pessoas. O relatório indica que, dos que não dividem informações, apenas uma pequena parcela perdeu seus dados – 13% no smartphone, 23% no computador e 4% no tablet.

Cuide do que é seu 

As pessoas que compartilharam dados pessoais de grande importância ainda relataram uma ampla gama de problemas com seus dispositivos. Nos smartphones, as questões mais comuns incluem anúncios intrusivos (51%), problemas de duração da bateria (41%), aplicativos que operam sem consentimento (19%) e infecções de malware (14%).

Além disso, a pesquisa mostra a mesma correlação para as pessoas que dão seus smartphones a outros por um período de tempo, deixam os aparelhos desbloqueados em lugar público, informam seus PINs. Esses usuários também são muito propensos a sofrer perda de dados. 65% dos que compartilharam seu smartphone com outros sofreram perda de informações, em comparação com 34% dos que não o fizeram.

“Sabemos que é improvável que os usuários parem de compartilhar seus dados mais preciosos com pessoas online. Mas é por isso que é tão importante que todos estejam conscientes dos potenciais perigos que correm. Insistimos para que as pessoas escolham uma proteção que se adapte às suas necessidades, seja qual for o ambiente em que se encontram. Esta abordagem identifica ameaças complexas e direcionadas, além de oferecer aos usuários dicas que ajudam a reduzir o potencial dano aos seus dados e dispositivos”, recomenda Andrei Mochola, chefe de negócios de consumo da Kaspersky Lab.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas