33Giga

Saiba como usar um roteador para ter uma conexão de Wi-Fi melhor

A pandemia transformou o dia a dia de alguns trabalhadores, que implementaram o home office em suas rotinas para evitar sair de casa. Com isso, os funcionários precisaram investir em uma boa internet para conseguir concluir suas tarefas diárias. Para ter uma rede Wi-Fi é necessário instalar um roteador, que pode ser do provedor de internet, de outra marca ou ainda a combinação dos dois.

Contudo, esse dispositivo costuma levantar algumas dúvidas entre os usuários. Para auxiliar no desempenho dos roteadores, 33Giga e TP-Link Brasil reuniram os quatro principais questionamentos quanto ao uso desses aparelhos e como ter uma conexão Wi-Fi melhor.

Leia mais:
TP-Link lança WR829N, roteador voltado a famílias com crianças
Brasil registra 30% de aumento no tráfego de internet durante pandemia; entenda
Vai trocar de roteador? Saiba o que avaliar antes de fechar a compra

Qual o melhor local para colocar o roteador?

Como os móveis e aparelhos domésticos interferem no sinal, o mais indicado é colocar o dispositivo numa região centralizada da casa ou escritório. Outra maneira de melhorar o direcionamento das ondas, é colocando o roteador em locais mais altos.

Qual a velocidade máxima de um roteador?

A velocidade do roteador depende muito do pacote de internet contratado na operadora e do modelo do dispositivo. Nos mais recentes, é possível chegar a 1.300 Mb/s na banda larga de 5 GHz e de 450 Mb/s na de 2,4 GHz. Já os aparelhos mais antigos alcançam cerca de 600 Mb/s.

Qual o benefício de um repetidor de sinal?

A vantagem do repetidor é conseguir ampliar a área de alcance da rede. Esse aparelho recebe o sinal enviado pelo roteador e o amplifica, levando as ondas para cômodos da casa em que o dispositivo principal não chegaria normalmente.

Os eletrodomésticos interferem na transmissão de sinal?

Sim, as ondas eletromagnéticas emitidas por estes aparelhos interferem na distribuição do sinal de Wi-Fi. Portanto, o ideal é que os roteadores fiquem distantes de equipamentos, como micro-ondas. Paredes, portas, vidros e até espelhos também podem afetar o sinal de internet.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, veja alguns dos momentos mais marcantes da internet, desde seu surgimento até os dias atuais: