Todos os dias surgem novos golpes sendo aplicados por algum meio, seja pela internet, telefone ou até no meio da rua. Com o aumento do acesso à internet e o seu uso para diversas atividades, os golpistas, também conhecidos como scammers, estão desenvolvendo novos golpes a cada dia no meio digital.
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Segundo o Serasa, no Brasil a cada 17 segundos alguém sofre um golpe, e apenas no comércio eletrônico são feitas mais de 3.600 tentativas de fraude, por minuto. O termo scammers, que significa golpista em inglês, são pessoas que criam perfis falsos com o objetivo de cometer fraudes na internet. O ambiente das mídias sociais e comércios online se tornou um lugar repleto de informações que os scammers podem usar para aplicar os golpes.
A internet se tornou um território com tanta informação vindo através de e-mails, redes sociais e mensagens no celular, que fica fácil se confundir e cair em um golpe. Os golpistas atuam das mais diversas maneiras, desde abordar a vítima através de redes sociais, utilizando perfis falsos, até enviando e-mails enganosos, oferecendo prêmios e benefícios falsos.
Conheça dois tipos de fraudes usadas na internet
Phising
O phising é um termo em inglês que deriva da palavra fishing – ou em português, pescar. Os golpistas utilizam essa tática para “pescar” os dados pessoais de usuários na internet, para isso eles utilizam e-mails e sites falsos.
Hoje quando acessamos qualquer site em busca de um produto, nossos dados de acesso ficam salvos na base de dados do site. A rede de internet possui acesso a esses dados e tenta nos oferecer produtos semelhantes como o pesquisado. Por exemplo, quando um usuário pesquisa sobre sites de apostas ou cassinos online, minutos depois, propagandas sobre sites semelhantes aparecem nos sites ou em e-mails em que o usuário navega.
Sabendo que muitos sites utilizam desses dados para oferecer promoções ou novos produtos para os consumidores, os golpistas tentam fazer propagandas falsas, muitas vezes enviando falsos e-mails. Nessa técnica conhecida como phising, os golpistas costumam enviar e-mail atraentes para o consumidor, seja pom ofertas de desconto, prêmios milionários ou até se passando por um banco.
O objetivo é atrair o usuário para dentro daquele e-mail e fazer ele clicar em um link, onde vão pedir alguns dados importantes para que eles apliquem o golpe; como número do CPF, RG, nome de familiares, e outros.
Para evitar esse tipo de fraude é importante desconfiar de propagandas muito chamativas, que geralmente possuem um tempo limitado para retirar o prêmio ou a oferta. O objetivo é criar uma pressão na vítima, para que tome uma decisão sem pensar.
No caso de sites que envolvem colocar dinheiro em uma carteira digital, como é o caso dos cassinos online, éimportante entrar apenas em sites confiáveis, e que de preferência, tenham passado por uma curadoria antes, como é feito pelo site especializado em cassinos online, https://casinorei.com.br.
Fique atento aos termos e condições dos bônus de cassino antes de os aceitar. Além disso, outro meio para garantir que o site que está entrando não é falso, é olhando se ao lado esquerdo do endereço de web do site possui um cadeado.
Em entrevista ao blog da Creditas, Filipe Bella do Serasa eCred, explica que o cadeado que as páginas possuem significam que a confiabilidade daquele site já foi checada por alguma empresa de segurança especializada.
Spoofing
Já para a técnica chamada de Spoofing, “enganar” em inglês, os golpistas fingem ser outra pessoa ou empresa. Com o objetivo de que a vítima forneça as suas informações pessoais diretamente para eles, o golpista pode se fingir de funcionário de uma empresa que a vítima já possui cadastro.
Os golpistas podem entrar em contato com a vítima de várias formas, via e-mail, conversas em redes sociais, como Whatsapp e Instagram, e até por meio de ligações. Geralmente entram em contato com a vítima, fingindo estar vindo através de uma companhia que vítima possui contrato. Podem pedir para que a vítima confirme seus dados devido a uma suposta atualização ou podem falar que a sua conta foi bloqueada e que a vítima deve passar os dados para desbloquear.
Criando um certo desespero na vítima e as pegando desprevenidas, os golpistas acabam pegando as informações pessoais e aplicando o golpe logo em sequência. Por isso é bom ressaltar que as empresas nunca entram em contato com o cliente solicitando informações pessoais como, senha, número da conta, CPF, RG e outros dados.
Caso o cliente se depare com contatos que solicitam essas informações, deve entrar em contato diretamente com a empresa, através de telefones confiáveis, e confirmar se o contato que receberam foi realmente da empresa.