Independentemente de ser leigo ou heavy user, em algum momento os usuários de computadores quiseram saber quanto seu dispositivo tem ou precisa ter de memória RAM. A curiosidade se justifica, já que a capacidade da memória é decisiva para a performance da máquina. Mas a quantidade de bytes não é tudo. Conhecer um pouco mais sobre o assunto pode ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha na hora de comprar um computador pronto, montar uma máquina ou atualizar o sistema.
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Iuri Santos, gerente de tecnologia da HyperX no Brasil, afirma que a memória RAM, junto com a da CPU, é o cérebro da máquina. “É como imaginar uma pessoa sem memória. Como ela poderá fazer uma conta de cabeça se não se lembra sequer do que tem que somar? Quando fazemos a conta no papel, escrevemos os números e enviamos essas informações para o cérebro calcular. Com a memória RAM o processo é parecido. Ela é responsável por registrar e armazenar os dados na CPU, sejam temporários ou permanentes.”
Segundo ele, a memória RAM é ainda mais importante para o gamer, pois o computador precisa calcular a física de cenário, objetos e personagens no jogo, processar a inteligência dos inimigos e passar todas as informações para a placa de vídeo fazer o desenho na tela, por exemplo, da forma mais rápida possível, pois qualquer atraso pode travar a performance. “Geralmente, quedas de frame em cenas complexas estão relacionadas a uma configuração inadequada de memória RAM no sistema e não a uma falta de força de processador ou da placa de vídeo”, explica Iuri.
Situações como essa podem ser resolvidas com um upgrade de RAM. O processo para aumentar a memória e deixar a máquina mais estável e veloz é simples e pode ser facilitado com o tutorial preparado pelo gerente de tecnologia da HyperX, a seguir:
1. Primeiramente, identifique a geração do processador do computador e o chipset da placa-mãe em que ele está instalado. Esses dois pontos determinam as tecnologias compatíveis com o sistema.
2. Em seguida, observe os componentes de memória que estão instalados no sistema e verifique se já estão sendo utilizados todos os números de canais de memória que o computador disponibiliza. O canal de memória é a forma que a CPU tem para acessar simultaneamente mais informações por ciclo de processamento. Algumas máquinas podem ter dois, quatro ou até oito módulos de memória, mas cada chipset terá a sua tecnologia de canal determinada em conjunto com o processador instalado.
3. Caso a máquina tenha apenas um módulo de memória instalado, a instalação de outro, com a mesma configuração, número de chips e capacidade, fornecerá o dobro da capacidade computacional em relação à atual. Um módulo de memória instalado sozinho permite o processamento de 64 bits de dados por ciclo, e, hoje, todas as máquinas são compatíveis com ao menos o dual channel (dois canais). Dessa forma, preenchendo os dois canais, cada um com um módulo de memória de 64 bits, o processamento de dados é dobrado para 128 bits, o que resulta em melhor performance da máquina na hora de processar as informações.
4. Com os dois canais funcionando, é importante verificar se a configuração atual atende à demanda de memória dos programas usados. Hoje, um sistema com ao menos 16GB de memória RAM permite rodar muito satisfatoriamente os jogos mais recentes. Existem programas que, sozinhos, rodam muito bem com apenas 8GB de RAM, mas, em muitos casos, para gamers que querem jogar e fazer streaming ao mesmo tempo, 16GB passa a ser o novo ponto de partida, utilizando sempre dois módulos de 8GB nas placas-mãe dual channel ou quatro módulos de 4GB nas quad channel (quatro canais).
5. Um detalhe importante referente a módulos de alta velocidade é que, geralmente, quanto menos módulos utilizar, maior se torna a velocidade em MHz compatível com a plataforma. Por exemplo, 32GB podem ser configurados usando quatro módulos de 8GB ou dois de 16GB. Quando possível, deve-se dar preferência para a configuração com apenas dois módulos de 16GB, permitindo assim que módulos com frequências mais altas possam ser utilizados. Já em plataformas quad channel, o ideal é usar 4 módulos de memória em vez de oito módulos, sendo sempre importante respeitar o número múltiplo de quatro.
6. Agora, verifique se as memórias utilizadas têm as mesmas frequências. Os processadores Intel de 6ª e 7ª geração e os AMD Ryzen de 1ª geração podem, com segurança, fazer uso de memórias de 2.400MHz de frequência, principalmente de dois módulos em dual channel. Já os processadores Intel de 8ª e 9ª geração e AMD Ryzen de 2ª e 3ª geração em placas-mãe com chipsets da família 400 e 500 podem seguramente trabalhar com 2.666MHz de frequência. Se o chipset da placa-mãe começar com Z ou X, geralmente 3.200MHz é uma frequência segura para o funcionamento das memórias em overclock de fábrica por meio do conhecido perfil XMP. Frequências mais altas podem ser utilizadas, mas a recomendação é verificar quantos módulos e de qual capacidade são compatíveis em tal frequência para cada modelo de processador e placa-mãe.
“Com essas informações fica mais fácil fazer o computador rodar jogos e programas sem engasgos. Se tiver apenas um módulo de memória instalado, procure o upgrade para estabelecer o dual channel. Caso queira melhorar ainda mais, troque o módulo atual por um par de módulos mais rápidos. Se preferir deixar o sistema pronto para multitarefas e os games do futuro, use módulos maiores na velocidade ideal para o conjunto de placa-mãe e processador instalados no sistema. Nunca deixe módulos em quantidade ímpar ou faça upgrades instalando módulos de características muito diferentes. O sistema com um ótimo processador, ótima placa-mãe, turbinado com um SSD, deve ter a memória RAM certa para estar 100% preparado para todas as batalhas no mundo dos games”, conclui Iuri.
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Na galeria, relembre games que tiveram seus trailers dirigidos por cineastas famosos:
Trailers de jogos dirigidos por cineastas: Resident Evil 2 (1998) – George A. Romero, diretor de A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos | Crédito: Dimension Films
Trailers de jogos dirigidos por cineastas: Resident Evil 2 (1998) – George A. Romero, diretor de A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos | Crédito: Dimension Films
Halo 3 (2007) – Rupert Sanders, diretor de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell | Crédito: Gage Skidmore on VisualHunt.com / CC BY-SA
Halo 3 (2007) – Rupert Sanders, diretor de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell | Crédito: Gage Skidmore on VisualHunt.com / CC BY-SA
Halo 3 (2007) – Neill Blomkamp, diretor de Distrito 9 e Elysium | Crédito: Stephanie Blomkamp/Columbia Pictures
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Guitar Hero: World Tour (2008) – Brett Ratner, diretor de A Hora do Rush e X-Men 3 | Crédito: Universal Studios
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Assista ao trailer de Guitar Hero: World Tour em http://bit.ly/2W37inW | Crédito: Divulgação/Vicarious Visions
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Dead Space (2008) – James Wan, diretor de Jogos Mortais, Aquaman e Invocação do Mal | Crédito: Michael Tackett/Warner Bros.
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Halo 3: ODST (2009) – Rupert Sanders, diretor de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell | Crédito: Visualhunt
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Need for Speed: The Run (2011) – Michael Bay, diretor da franquia Transformers, Armagedom e Os Bad Boys | Crédito: Andrew Cooper/Paramount Pictures
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Assista ao trailer de Need for Speed: The Run em http://bit.ly/2JmNtH0 | Crédito: Divulgação/Electronic Arts
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Assista ao trailer de DC Universe Online em http://bit.ly/2UIpNho | Crédito: Divulgação/Daybreak Game Company
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Halo 4 (2012) – David Fincher, diretor de Clube da Luta, e Tim Miller, diretor de Deadpool | Crédito: Paramount Pictures
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Gears of War: Ultimate Edition (2015) – Joseph Kosinski, diretor de Oblivion e Tron: o Legado | Crédito: Columbia Pictures
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Assista ao trailer de Gears of War: Ultimate Edition em http://bit.ly/2UIhMcf | Crédito: Divulgação/The Coalition
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Destiny: The Taken King (2015) – Joseph Kosinski, diretor de Oblivion e Tron: o Legado | Crédito: David James/Universal Pictures
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DOOM (2016) – Joseph Kosinski, diretor de Oblivion e Tron: o Legado | Crédito: David James/Universal Pictures
DOOM (2016) – Joseph Kosinski, diretor de Oblivion e Tron: o Legado | Crédito: David James/Universal Pictures
Dark Souls III (2016) – Eli Roth, diretor de O Albergue e Bata Antes de Entrar | Crédito: Takashi Seida
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Tom Clancys Ghost Recon: Wildlands (2017) – John McTiernan, diretor de O Predador e Duro de Matar | Crédito: Metro Goldwyn Mayer
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Assista ao trailer de Tom Clancys Ghost Recon: Wildlands em http://bit.ly/2Co9MpK | Crédito: Divulgação/Ubisoft
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