O LinkedIn, rede social de networking profissional, proporciona uma das melhores forma de conseguir um emprego ou mudar de área. Isso porque este hub permite – pelo menos a quem sabe aproveitar suas funcionalidades – acessar oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo em que as empresas encontram ali uma ferramenta otimizada de busca de candidatos.
“Se você não tem um perfil atualizado no LinkedIn, você praticamente não existe no mercado de trabalho. Especialmente no caso de perfis altos e intermediários, já que é neste site o primeiro lugar onde o headhunter vai procurar possíveis empregados”, afirma Sergio Agudo, country manager para o Brasil da plataforma de treinamento Udemy.
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Tenha atenção ao seu cargo, resumo e foto
Uma das possibilidades ao usar o LinkedIn é aproveitar a ferramenta para causar uma boa primeira impressão. Para o recrutador que entra em determinado perfil, isso depende da fotografia, do título e das duas primeiras linhas do resumo (as que ficam visíveis inicialmente).
“Normalmente as pessoas acham que temos que colocar nosso cargo atual no título, mas na verdade devemos incluir os aspectos-chave para como queremos ser encontrados por outras pessoas”, diz Luis Font, consultor europeu em transformação digital e sucesso profissional e instrutor na Udemy. Em outras palavras, no título, você deve colocar palavras-chave. Por exemplo, usar “Designer industrial” não é o mesmo que “Designer industrial de produtos de consumo”.
Em relação ao resumo ou descrição principal, segundo o instrutor da Udemy, é possível seguir diferentes estratégias. São elas:
– Fazer um breve resumo do currículo profissional, descrevendo os principais resultados e reconhecimentos;
– Usá-lo para descrever carreira e motivações (algo muito semelhante à carta de apresentação que é cada vez mais solicitada por grandes empresas);
– Se seu objetivo é encontrar clientes em potencial, é possível detalhar de quais formas você consegue ajudar seus clientes, que sucessos já alcançaram e, claro, como podem entrar em contato com você.
Já a foto pessoal é um elemento-chave que também precisa ser levado a sério. “Esteja sempre sorrindo, pois o sorriso gera uma imagem positiva para quem visualiza seu perfil”, garante Luis. “O fundo branco ou desfocado é o que funciona melhor e, claro, a imagem deve ser sempre profissional. Se você é médico, por exemplo, pode até ser uma imagem sua no hospital com o jaleco branco, mas se for um executivo de contas de uma multinacional, não é apropriado que você apareça na sua mountain bike”, alerta.
Também não se deve esquecer da foto de fundo do perfil. Neste caso, em vez de utilizar uma imagem da cidade, é melhor publicar uma corporativa da empresa atual, sugerindo que você está sempre disposto a “vestir a camisa” do seu empregador.
Como chamar a atenção de um recrutador específico?
Neste caso, Luis recomenda a técnica que ele denomina como “abordagem social”. O primeiro passo é rever o seu perfil para que pareça perfeito e, em seguida, procurar um recrutador especializado no seu setor. Quando encontrar esta pessoa, verifique se ela publica conteúdo com frequência. Se for este o caso, é aconselhável dar uma “curtida” ou comentar os posts. Depois de esperar cerca de 24 horas, pode enviar um convite personalizado para gerar interesse da parte dele.
Além disso, é possível aproveitar o fato de que o LinkedIn permite ter o perfil em dois idiomas. Assim, se o recrutador que visitar seu perfil for estrangeiro, ele poderá lê-lo em inglês, o que significa mais possibilidades de ser contratado e passará uma noção da sua fluência em outra língua.
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