33Giga

Como configurar informações de emergência na tela de bloqueio do Android

Escondido nas configurações do Android está o recurso informações de emergência. Com ele, você pode adicionar dados médicos (como tipo sanguíneo, alergias e medicamentos de uso contínuo) e contatos de emergência na sua tela de bloqueio para ajudar os socorristas em situações de resgate.

Leia mais:
Android: aprenda a aumentar o teclado para digitar melhor
Proibidos: confira quais aplicativos foram banidos pela Apple e pelo Android

Com um contato de emergência cadastrado, é possível ainda que qualquer um que tiver acesso ao seu celular consiga ligar para essa pessoa de confiança e informar o que aconteceu. Essa é uma medida de segurança muito interessante para idosos e pessoas com doenças pré-existentes, por exemplo.

A seguir, o 33Giga te ensina a configurar as suas informações de emergência. O passo a passo foi feito em um dispositivo Asus com Android 9, mas é semelhante em outros aparelhos e versões do sistema. Vale destacar, contudo, que o recurso está disponível a partir do Android 7 (Nougat).

1 – Acesse a área de Configurações do telefone.

2 – No Android 8 (ou inferior) vá até Usuários e contas. Depois, entre em Informações de emergência.

3 – No Android 9, vá até Sistemas e depois Sobre o dispositivo. Lá estará a opção Informações de emergência.

4 – Clique em editar informações para personalizar sua lista com nome, endereço (cuidado com essa informação!), tipo sanguíneo, alergias, medicamentos, doação de órgãos e anotações médicas.

5 – Depois, selecione um ou mais contatos de emergência da sua lista telefônica. Pronto! O recurso está ativo.

Checando as informações

1 – Para visualizar os dados cadastrados, toque no botão EMERGÊNCIA que aparece na tela quando o aparelho está bloqueado.

2 – O discador telefônico vai aparecer, junto com o botão “INFORMAÇÕES DE EMERGÊNCIA”. Toque duas vezes sobre ele para ter acesso ao conteúdo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga