33Giga

Com criptografia militar, smartphone mais seguro do mundo pode custar até 60 mil reais

O Solarin é o smartphone mais seguro do mundo. Isso é o que dizem os responsáveis pela startup israelense Sirin Labs. De acordo com os criadores, o aparelho é focado no segmento do mercado de altos executivos de grandes corporações e instituições. O objetivo é chamar a atenção de quem precisa de segurança e privacidade elevada no ambiente de trabalho.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Mas para garantir toda essa segurança, o smartphone terá preços a partir de 12.400 euros, para o modelo básico e cerca de 15.000 euros os mais avançado, cerca de R$ 50.000 e R$ 60.000, respectivamente. O valor exuberante faz jus ao fato de que o aparelho tem a tecnologia militar de privacidade mais avençada que existe fora das agências de inteligências.

Em parceria com a KoolSpan, empresa especializada em segurança de comunicação celular, a Sirin Labs traz a criptografia AES (de 256 bits – chip a chip), a mesma usada por vários exércitos. Para funcionar, ela é acionada por um interruptor na parte traseira do aparelho. No modo de proteção, o aparelho oferece uma interface exclusiva para a realização de chamadas e mensagens criptografadas. A segurança do Solarin ainda é turbinada com uma proteção da Zimperium, empresa especializada em ataques cibernéticos a celulares.

Fruto de mais de dois anos de pesquisa, o smartphone é composto por mais de 2.500 partes internas unidas por especialistas em relojoaria. Já a parte externa foi idealizada pelo design industrial Karim Rachid, que criou uma estrutura baseada em uma matriz metálica rígida e única reforçada com painéis de titânio para aumentar a força estrutural do dispositivo. O toque final fica por conta da traseira em couro e a tela de vidro antichoque e arranhões, para proteger a curvatura do display.

Quanto às especificações técnicas, o solarin tem uma tela de 5.5 polegadas e resolução IPS LED 2k, câmera  de 23,8 megapixels com foco automático, flash frontal e um de quatro tonalidades. O aparelho roda um processador Qualcomm Snapdragon 810 e a bateria mais potente do mercado, com 4.040 mAh. Outro diferencial para fazer jus ao preço são as velocidades de 450 Mbps de download e até 150 Mbps de upload, além da compatibilidade com 24 bandas LTE, ideal para uso em nível internacional.