Com o crescimento da internet nas residências, o roteador tornou-se uma espécie de super-herói da conectividade para mais de 118 milhões de latino-americanos que possuem web em suas casas. Além de cumprir a função principal de conectar todos os membros da família à rede, ele também é um importante aliado em termos de segurança, educação, entretenimento, produtividade e qualidade de vida.
O roteador é o equipamento responsável pela distribuição do sinal da rede Wi-Fi. Porém, às vezes, ele fica esquecido em cantinhos da casa, com mais de cinco anos de uso, oferecendo tecnologias já obsoletas. Portanto, é muito importante que o produto acompanhe a evolução tecnológica que há atualmente.
Para evitar problemas de conectividade e ter uma melhor experiência ao utilizar a internet em casa, a D-Link recomenda a substituição dos roteadores domésticos a cada dois ou três anos. Abaixo, veja cinco situações que apontam que você deve trocar seu equipamento, considerando o modelo ideal para cada tipo de necessidade.
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Rede Wi-Fi lenta
Se você notou que sua conexão com a internet não está muito rápida, mesmo após contratar um serviço de mais de 5 Mbps junto à sua operadora, é possível que você esteja tendo problemas com seu roteador. Para melhorar sua experiência de navegação, a D-Link recomenda que você adquira um equipamento com tecnologia mais recente, como os com conectividade 11 AC.
Problemas no alcance de sinal
Para quem mora em uma casa grande ou em um apartamento antigo com paredes grossas e tem problemas com o sinal de Wi-Fi, a solução pode ser um extensor de sinal. Os kits Powerline, compostos por um repetidor e um adaptador, ampliam por meio da rede elétrica o sinal Wi-Fi até o ambiente onde o sinal é fraco. Além de inovadores, eles têm fácil instalação. Basta ligar o adaptador do kit em uma tomada elétrica próxima ao roteador wireless e conectá-lo ao roteador com o cabo de rede. Em seguida, é só plugar o repetidor em uma tomada elétrica no ambiente em que se deseja ampliar o sinal. A performance é até quatro vezes maior que um repetidor Wi-Fi convencional.
Falta de segurança
É possível que um roteador com vários anos de uso não disponha das ferramentas necessárias para cuidar de seus dados e de sua privacidade. Alguns dos roteadores 11 AC contam com a funcionalidade de nuvem (cloud), que permite, por exemplo, ver quem está conectado à sua rede, acessar o seu histórico de navegação e, inclusive, bloquear páginas que não devem ser acessadas por seus filhos.
Interferências na rede
Nem sempre a operadora ou provedora que fornece banda larga é culpada pela conexão estar lenta. O problema pode estar no roteador antigo que, além de não ter a velocidade e o desempenho necessários para atender as demandas, utilizam como padrão a banda de 2,4 Ghz. O ideal para garantir maior tranquilidade e evitar interferências com aparelhos como o micro-ondas e o telefone sem fio, é procurar roteadores que operem com 5 Ghz. São os equipamentos chamados dual band. Essa frequência é mais ampla e conta com 23 canais que não se sobrepõem.
Vários dispositivos conectados à rede
Quando há vários dispositivos conectados ao mesmo tempo na rede Wi-Fi, a velocidade de conexão diminui e o problema se agrava se o roteador é antigo ou tem velocidade abaixo de 300 Mbps. Outro fator que interfere não é apenas o número de conexões, mas o uso que cada uma das pessoas da casa faz na rede. Há um roteador ideal para cada tipo de necessidade, além da cobertura desejada. Confira abaixo as recomendações de produtos de acordo com a metragem do ambiente, link de internet e dispositivos conectados:
APARTAMENTOS | |||
Tamanho | Dispositivos conectados | Velocidade da internet | Características do roteador |
1 a 2 | até 2 Mbps | Alcance de até 70 m² e velocidade do Wi-Fi de 150 Mbps | |
Até 50 m² | 3 a 4 | 2 a 10 Mbps | Alcance de até 100 m² e velocidade do Wi-Fi de 300 Mbps |
mais de 5 | acima de 10 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps | |
1 a 2 | até 2 Mbps | Alcance de até 100 m² e velocidade do Wi-Fi de 300 Mbps | |
50 a 100 m² | 3 a 4 | 2 a 10 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps |
mais de 5 | acima de 10 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.200 Mbps | |
1 a 2 | até 2 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps | |
Mais de 100 m² | 3 a 5 | 2 a 10 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.200 Mbps |
5 a 9 | 10 a 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.750 Mbps | |
mais de 10 | acima de 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 3.200 Mbps | |
CASAS | |||
Tamanho | Dispositivos conectados | Velocidade da internet | Características do roteador |
1 a 2 | Até 2 Mbps | Alcance de até 70 m² e velocidade do Wi-Fi de 150 Mbps | |
Até 70 m² | 3 a 4 | 2 a 10 Mbps | Alcance de até 100 m² e velocidade do Wi-Fi de 300 Mbps |
mais de 5 | acima de 10 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps | |
1 a 2 | até 10 Mbps | Alcance de até 100 m² e velocidade do Wi-Fi de 300 Mbps | |
70 a 100 m² | 3 a 4 | 10 a 30 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps |
mais de 5 | acima de 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.200 Mbps | |
1 a 3 | até 10 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps | |
100 a 200 m² | 4 a 6 | 10 a 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.200 Mbps |
mais de 6 | acima de 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 3.200 Mbps | |
1 a 3 | até 10 Mbps | Alcance de até 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 750 Mbps | |
Mais de 200 m² | 4 a 6 | 10 a 30 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.200 Mbps |
7 a 9 | 30 a 50 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 1.750 Mbps | |
mais de 10 | acima de 50 Mbps | Alcance acima de 200 m² e velocidade do Wi-Fi de 3.200 Mbps |
Para saber se sua conexão está de fato boa, faça testes de velocidade (existem serviços gratuitos disponíveis na internet, como o RJNET) e compare se está alcançando o desempenho e a capacidade que realmente contratou junto à sua operadora. Assim, você pode avaliar se é um problema de serviço ou se chegou a hora de substituir seu roteador.