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Cibercrime custou mais de US$ 10 bilhões aos brasileiros em 2016

 A Norton by Symantec divulgou seu relatório anual, o Norton Cyber Secutiry Insights, que mostra o cenário mundial de ameaças virtuais e como elas estão afetando os usuários da internet. O documento mostra que houve um aumento de 10% no número de ataques virtuais em relação a 2015. Só no Brasil, 42,4 milhões de pessoas foram afetadas e tiveram um prejuízo de 10,3 bilhões de dólares no total.

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Além disso, a pesquisa também conclui que o descuido do usuário com a própria segurança é cada vez maior, o que afeta diretamente nas infecções de dispositivos por meio de phishing e na falta de cuidado com as crianças na internet. Os dados, abaixo, mostram como a confiança excessiva nos dispositivos conectados deixa os usuários vulneráveis:

– 1 em cada 5 usuários de dispositivos conectados não tem nenhuma medida de proteção neles;
– Quase metade (44%) dos usuários entrevistados não acredita que o número de usuários de dispositivos conectados é o suficiente para atrair a atenção dos hackers. No entanto, assim como os criminosos aprenderam a se beneficiar da engenharia social e internet banking, também já sabem que invadir dispositivos conectados pode ser lucrativo;
– 62% consumidores acreditam que os dispositivos conectados já foram projetados com segurança virtual. Os pesquisadores identificaram brechas de segurança em 50 dispositivos diferentes, que vão desde termostatos a dispositivos de gerenciamento de energia e até mesmo câmeras de segurança.

Os números também mostram que os consumidores admitem que os riscos são reais:

– Metade dos consumidores disse que, nos últimos cinco anos, tornou-se mais difícil ficar seguro online do que no mundo real;
– 6 em cada 10 entrevistados acreditam que fornecer dados financeiros na internet quando conectado ao Wi-Fi público é mais arriscado do que ler o número de seu cartão em um ambiente público;
– Quase metade (48%) dos pais acredita que seus filhos são mais propensos a sofrer bullying online do que em um parque físico. Somente 23% dos pais tinham essa mesma opinião em 2015.

Porém, é difícil deixar os maus hábitos de lado. Os consumidores ainda são negligentes quando se trata de proteger suas informações pessoais online:

– Mais de 1 em cada 3 consumidores nunca usa uma Rede Virtual Privada (VPN) ao conectar-se a uma rede Wi-Fi;
– Os consumidores ainda estão clicando em links de remetentes que não conhecem ou a abrir anexos suspeitos. Quase 3 em cada 10 pessoas não conseguem detectar um ataque de phishing.

“Nossas descobertas mostram que as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteger suas informações pessoais online, mas não estão motivadas a tomar precauções adequadas para ficarem seguras”, disse Fran Rosch, vice-presidente executivo da Norton. “Enquanto os consumidores continuam complacentes, os hackers estão melhorando suas habilidades e adaptando seus golpes para se aproveitar de cada brecha, tornando cada vez mais importante que os consumidores tomem medidas de proteção.”