Pessoas ao redor do Brasil poderão acompanhar na madruga de hoje (5) para amanhã (6) a chuva de meteoros Eta Aquáridas. O fenômeno pode ser visto a olho nu. Para isso, basta observar o céu na direção Leste a partir de 2h. A visualização, no entanto, chega ao seu auge aproximadamente às 3h, quando cerca de 30 meteoros por hora surgem no espaço.
Leia mais:
Veja foto do Sol com a maior resolução já capturada até hoje
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
10 músicas que fazem referência a extraterrestres e ao espaço
Como visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas?
Para visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, é importante que a pessoa esteja em um local com condições favoráveis. Isso é, com céu limpo e escuro, sem nuvens ou luzes da cidade. Também é importante estar afastado da Lua, que pode ofuscar o fenômeno com seu brilho. É recomendável deitar no chão ou usar cadeiras reclináveis, para ter uma visão de campo maior.
Como o fenômeno é formado?
A chuva de meteoros Eta Aquáridas está associada ao cometa Halley. Anualmente, quando o cometa faz sua jornada de aproximação do Sol, ele solta fragmentos em um determinado lugar da galáxia. A Terra passa pontualmente por essa região todo mês de maio. Durante este encontro, os detritos entram na atmosfera terrestre em alta velocidade, formando os rastros esbranquiçados que podem ser observados a olho nu.
Evento astronômico também ocorre em outubro
Quem não puder ou não conseguir visualizar a chuva de meteoros Eta Aquáridas, tem a chance de presenciar outro evento astronômico ainda em 2022. Em outubro, a Terra passa novamente pelo mesmo caminho do cometa Halley, permitindo a visualização de seus rastros. Este fenômeno é chamado de Oriônidas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga