Tags
A Microsoft divulgou, na última segunda-feira (20), um relatório que mostra que o Chrome é o navegador que mais consome bateria nos notebooks. O dado é resultado da comparação com os browsers mais populares do mercado, e mostra que o do Google pode cortar em até 40% a autonomia da máquina, enquanto o Edge é a opção que menos afeta o consumo de energia.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Para chegar ao resultado, a Microsoft usou um Surface Book e um script que navegou automaticamente nos navegadores Google Chrome, Edge, Mozila Firefox e Opera (em modo de economia de energia). Durante os testes, ele correu por sites como Facebook, Google, YouTube e Wikipédia, abriu novas abas, rolou páginas e reproduziu vídeos.
Em algumas horas, a empresa descobriu que o Chrome consumiu cerca de 55% mais energia do que o Edge. No teste, o sucessor do Internet Explorer, nativo no Windows 10, economizou entre 36% e 53% da bateria do notebook em comparação aos outros navegadores.
Para ter certeza que os resultados eram reais em outros dispositivos, a Microsoft ainda coletou dados de telemetria de milhões de notebooks com Windows 10 ao redor do mundo. A checagem confirmou que o Chrome é o navegador que mais consome devido à sua média de 719,7 mW, contra 493,5 mW do Firefox e 465,1 mW do Edge.
A empresa ainda divulgou um vídeo acelerado para mostrar o comparativo dos navegadores com relação ao tempo que eles demoram para desligar. O teste foi feito com base na exibição de um streaming de vídeo, confira: