Tags
Um site mostra qual a porcentagem de uma profissão ser substituída por um robô nos Estados Unidos. Chamado de Will Robots Take My Job? (Robôs vão roubar meu emprego?, em tradução livre), a página usa dados de um estudo sobre a automatização de vários setores econômicos no país.
Segundo a pesquisa, 47% dos empregos norte-americanos correm risco. Mas a chance de uma máquina roubar a vaga de um trabalhador depende do posto ocupado por ele. Taxistas por exemplo, têm 89% de chance de ver um robô assumir o volante. O índice é de 11% para repórteres, de 7% para engenheiros nucleares e de 0,95% para professores.
Leia mais
Tipsy Robot é o bar em Las Vegas que tem robôs no lugar dos bartenders
No futuro, robôs irão fazer o trabalho dos CEOs nas empresas
Tinder do emprego: plataforma une empresas e candidatos ideais por “match”
Para usar a ferramenta, disponível apenas em inglês, basta digitar a profissão no campo dedicado. Em seguida, uma lista com as atividades relacionadas será mostrada. Clique naquela que você está procurando para ver a probabilidade do emprego ser afetado pela automação. O site ainda mostra outras informações, como salário médio, número estimado de pessoas empregadas atualmente, e crescimento projetado para o futuro.
Vale ressaltar que a ferramenta usa dados de um estudo de 2013 chamado “O futuro do emprego: quão suscetíveis à informatização estão os empregos?”, escrito pelos professores Carl Benedikt Frey e Michael Osborne, da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos. O site foi criado pelo desenvolvedor inglês Mubashar Iqbal e pelo designer búlgaro Dimitar Raykov.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas