*Por Laura Tyrell, chefe de RP da NordVPN
Você já notou que muitas vezes comenta com familiares ou colegas sobre determinado produto ou marca, e pouco tempo depois entra nas suas redes sociais e aparece conteúdo patrocinado daquela empresa? Seria isso mera coincidência ou o celular escuta o que você fala? Essas suspeitas são verdadeiras.
Assistentes virtuais como Siri, Google Assistente e Alexa precisam escutar constantemente para ativar os comandos de voz e ajudar os usuários. No entanto, algumas coisas que as pessoas dizem estão sendo registradas para benefício próprio das empresas, como para a melhoria da qualidade do serviço ou para fins de marketing. Se estiver procurando concessionárias de automóveis em sua cidade, por exemplo, anúncios relacionados começarão a persegui-lo pela internet. De certa forma, um assistente virtual é apenas mais um mecanismo de busca.
Leia mais:
Espionagem de celular: Brasil foi o segundo país com mais vítimas em 2020
Saiba como evitar ser espionado pela webcam
Espionagem não é apenas tema de filmes do 007
Como saber se o celular escuta o que você fala
A boa notícia é que é possível verificar se seu celular escuta o que você fala. Para isso, basta montar uma “armadilha”. Confira:
- Escolha um assunto que não seja de seu cotidiano, algo que não poderia ser associado à sua personalidade, um tema sobre o qual você nunca fala.
- Isole o tópico do seu celular. Não use seu celular nem nenhum outro dispositivo para buscar informações sobre esse assunto e certifique-se de não ter jamais pesquisado o assunto em buscadores.
- Pense numa lista de palavras-chaves que possam servir de gatilho para mecanismos de busca.
- Discuta o tópico em voz alta nas proximidades do seu celular. Você pode fazer isso sozinho ou com outra pessoa por vários minutos por vez. Faça isso por alguns dias em sequência.
- Observe se algum anúncio relacionado ao tema começou a aparecer nas redes sociais ou em outros canais digitais. Se sim, seu telefone provavelmente está ajudando essas empresas a chegarem até você.
Ouvir os usuários é ilegal?
Ao utilizar um assistente virtual, concordamos com os termos e condições do provedor de serviços. Uma vez que eles têm o nosso consentimento, torna-se legal o acompanhamento das conversas com o Google Assistente, Siri, Alexa e outras tecnologias para fins de marketing.
Isso só se torna ilegal se um aplicativo estiver espionando você sem o seu consentimento. Por isso que é essencial revisar as permissões que está concedendo a serviços específicos e aprender sobre as maneiras como celular escuta o que você fala.
Reveja as permissões do seu aplicativo e mantenha sua privacidade. Vá até as configurações do smartphone e certifique-se de que os apps possam acessar apenas os recursos necessários para que façam seu trabalho – alguns deles podem querer acessar seu microfone sem nenhum motivo. Isso pode permitir que agentes mal-intencionados espionem você em segundo plano ou coletem dados de segmentação para anúncios.
Vale também instalar uma VPN (existem opções gratuitas) em seu smartphone para aprimorar sua privacidade. Uma rede virtual privada mascara o endereço IP e criptografa o tráfego, melhorando, assim, sua proteção.
Por fim, limpe suas atividades de vez em quando e desligue a função de gravação de áudio. A Apple, o Google e outros provedores de serviço permitem a exclusão do histórico. Escolha cuidadosamente as informações que você fornecerá ao seu telefone. De forma geral, quanto menos ele souber, melhor.
*Laura Tyrell é chefe de RP da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN)
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga