Tags

Dicas

CCleaner ajuda a limpar e corrigir erros do computador

Créditos: Photo via Visual hunt
4 fevereiro, 2016
Leo Alves

O CCleaner pode ser considerado um canivete suíço para os computadores. Criado pela Periform, o programa ajuda a manter o bom funcionamento dos dispositivos, com suas ferramentas de limpeza e correção de problemas, além de conseguir monitorar outras funções dos computadores, como os programas que iniciam com o Windows e consegue até desinstalar um aplicativo de forma simples.

Com uma interface descomplicada, assim que o programa é aberto dá para ver todas as opções disponíveis na aplicação. A primeira ferramenta é a de limpeza. Basta selecionar quais programas serão analisados pelo CCleaner, clicar em “Analisar” e após ele encerrar o processo, basta clicar em “Executar Limpeza” para o programa fazer toda a faxina necessária. Ele limpa desde o cache dos navegadores, até arquivos que foram apagadoss e deixaram resíduos no sistema.

Outra opção interessante do CCleaner é a “Registro”. Nela o programa analisa todo o sistema e verifica quais erros o computador tem dado. Depois de ser feita a análise, é só clicar em “Corrigir erros selecionados” e o programa fará o resto. Embora o processo não resolva de fato todos os problemas do computador, ele ajuda e pode melhorar a performance.

Ao clicar em “Ferramentas”, diversas outras opções do programa são exibidas. É nessa parte que é possível escolher quais programas devem ser iniciados com o sistema, ou se algum deve ser desinstalado. Há outras opções, como ver todos os plugins instalados nos navegadores, analisador de disco, que vê quais arquivos estão consumindo espaço no HD, localizador de duplicados, restauração do sistema e limpeza do dispositivo. Opção é o que não falta no CCleaner.

Por ser um programa gratuito e com ótimas ferramentas, o CCleaner é praticamente indispensável para se ter no computador. Suas duas opções mais simples e mais utilizadas, que são a de limpeza e correção de erros, são fáceis de serem usadas e ajudam bastante. Porém as demais ferramentas, embora sejam tão uteis quanto essas duas, ficam um pouco escondidas e não são tão simples assim, o que exige um maior cuidado e conhecimento antes de usar, para não mexer em alguma configuração importante da máquina.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.