33Giga

Carregar seu smartphone em portas USB pode ser perigoso

Na falta de uma fonte de eletricidade ou mesmo do adaptador de energia para o carregador, é comum que as pessoas acabem usando as portas USB do computador da faculdade, trabalho e até da lan house do bairro. Má notícia: esse é um hábito perigoso que pode trazer riscos não só para as informações armazenada no aparelho, mas também para a vida do usuário.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

De acordo com a Kaspersky Lab Brasil, deixar o smartphone recarregando em uma porta USB, mais do que dar chance para invasores, traz riscos reais ao usuário. Não é difícil encontrar na internet relatos de pessoas que tentaram carregar seus smartphones com carregadores que não fossem os originais e acabaram tendo seus aparelhos inutilizados ou, em casos mais bizarros, saíram machucadas devido a corrente elétrica transportada.

Mas mais do que servir como fonte de energia, as USBs foram projetas para transferir arquivos. Dessa forma, deixar o aparelho conectado ao computador oferece uma grande oportunidade para os hackers. A empresa afirma que, por meio dos chamados comandos-AT, pessoas má intencionadas podem ter acesso ao número de telefone do usuário e baixar os contatos armazenados no cartão SIM. Dependendo do fabricante, esse modo também permite a instalação de todo tipo de aplicativo, inclusive os maliciosos. Por isso, a recomendação é: quando seu aparelho estiver sem energia, não use outra fonte que não seja o carregador original.