Com a expansão dos vídeos tutoriais no YouTube, e até dos canais de gamers de PC, é cada vez mais comum a necessidade de gravar a tela do computador. Seja qual for a intenção, o 33Giga avaliou o CamStudio. Ele é gratuito e pode ser baixado neste link.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
O primeiro item a se destacar no programa é a sua simplicidade. Para iniciar a gravação da tela é só clicar na bolinha vermelhal, no lado superior esquerdo, ou pressionar F8. Por padrão ele faz as gravações em formato AVI e com o áudio externo desligado. O primeiro pode ser alterado para o formato SWF, enquanto que o áudio pode ser captado por um microfone, bastando ativar a gravação nas configurações.
Veja mais: Cinco aplicativos para gravar a tela do Android
A qualidade da captura também se mostrou muito boa no CamStudio. As gravações do teste ficaram nítidas, o que é interessante para quem deseja utilizá-las com fins profissionais. Existe a opção de minimizar o programa assim que a gravação é iniciada. Por mais que seja simples de ativá-la, ela poderia vir configurada “de fábrica”, já que alguns usuários podem se incomodar com a interface do programa sendo exibida durante a gravação, sendo necessária até uma edição posterior.
Um defeito que não atrapalha o uso do CamStudio, mas que pode incomodar alguns usuários é só estar disponível em inglês e alemão. Mesmo sendo gringo e sem saber falar português, o programa foi muito bem nos testes e é uma opção válida para gravar a tela do computador.