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A busca do Google é atualmente a ferramenta online mais importante para checar informações e combater a desinformação, sendo muito usada por especialistas em fact-checking, como jornalistas. Os principais sites brasileiros de checagem de informações e cursos da área usam a busca como uma das primeiras etapas do processo de verificação.
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O recurso é parte das caixas de ferramentas do First Draft e da Society of Professional Journalists, por exemplo. O diretor do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, dá dicas de como usar a busca do Google para confirmar se uma informação é verdadeira ou falsa.
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Os sistemas de classificação da Busca facilitam a descoberta de informações relevantes e confiáveis na web aberta, especialmente para tópicos como saúde e tempos de crise, como a pandemia de covid-19.
Para todos os casos, o Google desenvolveu uma série de recursos para disponibilizar e priorizar informações de organizações oficiais, como governos locais, agências de saúde e órgãos eleitorais diretamente na busca. Tudo isso para facilitar o acesso a conteúdos confiáveis e com qualidade.
O algoritmo do Google reconhece automaticamente as notícias de última hora e garante que os resultados ofereçam as informações confiáveis disponíveis no momento da pesquisa. Para monitorar ativamente ameaças de desinformação, o Google ainda mantém a Intelligence Desk, uma central para coletar dados e analisar como os sistemas se comportam diante da ascensão de acontecimentos importantes.
Graças a esse trabalho, o Google consegue publicar o Alerta SOS no topo da busca para que as pessoas tenham acesso rápido a informações essenciais. Essas atualizações podem incluir links de fontes oficiais, números de telefone de emergência, mapas, traduções de frases úteis, entre outras.
É possível encontrar o selo de verificação de fatos para notícias que foram desmentidas na busca, no Google Notícias e no Google Imagens. Esses selos e verificações vêm de veículos de comunicação, editores e agências de checagem que usam o sistema ClaimReview para destacar as verificações feitas por eles.
No Brasil, o Google tem parcerias com diversas agências e veículos dedicados a checar ou verificar informações.
Não é preciso criar uma conta para acessar a Busca do Google, que é gratuita e oferece acesso ao vasto acervo de informação disponível na web aberta. Ter acesso a essa diversidade é fundamental para comparar informações e identificar conteúdo enganoso e fraudulento.
Para ajudar o usuário a ter mais contexto para as informações que pesquisa, a busca e o Google Notícias oferecem recursos como “notícias relacionadas” e “cobertura completa”, priorizando conteúdo de fontes confiáveis, além de imagens e vídeos, que auxiliam a entender como as histórias e os fatos evoluem.
Ao exibir os resultados de notícias, a Busca do Google destaca versões mais recentes e abrangentes de um assunto e valoriza conteúdo e notícias exclusivas de veículos jornalísticos, assegurando que apareçam por mais tempo no topo dos resultados.
Graças a isso, o usuário pode conferir o conteúdo original de uma notícia e também ter acesso a artigos mais recentes sobre o mesmo tema. Em grandes eventos, por exemplo, isso pode auxiliar na checagem de fatos reportados diretamente na fonte original e direto de páginas de jornalismo profissional.
Os algoritmos do Google não conseguem determinar se um conteúdo específico sobre eventos recentes é verdadeiro ou falso, mas pode detectar tentativas de enganar os sistemas de classificação ou burlar as políticas da empresa.
É o que acontece quando a identificação ou o objetivo do site são informados de maneira incorreta, como por exemplo: um veículo de notícias registrado como sendo de São Paulo publica apenas notícias de outro estado. Nesse caso, ele pode ser classificado como suspeito.
A busca também está preparada para identificar, de maneira automatizada, comportamentos relacionados a spam. Em caso de denúncias, a avaliação também pode ser feita manualmente por uma equipe de especialistas.