Tags

Notícias

Depois do esquilo do WhatsApp, bug “black dot” trava aplicativo de mensagens no iPhone

10 maio, 2018
Marcella Blass

Nas últimas semanas, o chamado “bug do esquilo” dominou o WhatsApp e travou o aplicativo de muita gente que clicou no bichinho usando um aparelho Android. Agora, Filip Koroy, do canal EverythingApplePro no YouTube, descobriu que há um bug parecido no iOS. Chamado de “black dot”, ele congela sem dó o aplicativo de Mensagens do iPhone.  O bug afeta a versão 11.3 e 11.4 (ainda em fase de testes) do sistema operacional.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Assim como no bug do esquilo, a versão do iOS trava o aplicativo por meio do envio de uma quantidade gigantesca de caracteres no corpo da mensagem. Dessa vez, camuflada com o emoji de uma bolinha preta no app de SMS. Na prática, o black dot congela o aparelho quando o usuário recebe e abre a mensagem com o emoji pela segunda vez. A partir daí, o resultado é uma tela branca que inutiliza 100% do aplicativo.

Como eu resolvo?

Diferentemente do Android, a solução nesse caso é um pouco mais complexa. Em seu vídeo, Filip mostra que não adianta fechar o aplicativo e nem mesmo reiniciar o smartphone. Para restaurar a funcionalidade do aplicativo, será preciso voltar para a tela inicial do iPhone e usar o 3D Touch no ícone do app para e abrir uma nova janela de mensagens. Depois, é só voltar para a lista principal com todas as conversas e apagar aquela que armazena a sequência de caracteres do mal.

No vídeo, abaixo, Filip mostra como travar e restaurar o sistema, confira:

Leia mais: 
Wanle Gamers Console: conheça a capinha que transforma o iPhone em um Game Boy
Com um toque, otimize as fotos do iPhone e ganhe espaço no armazenamento

Mais do que pegadinhas, o WhatsApp, SMS e as redes sociais também são um meio muito usado para espalhar mentiras e boatos. Veja os mais famosos na galeria a seguir:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.