A Black Friday está chegando – comemoração será no próximo dia 27. A data é uma das principais do varejo e, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, o evento deve movimentar este ano R$ 6,9 bilhões, atingindo um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019. Esse aumento se dá, principalmente devido às mudanças no comportamento do consumidor causadas pela crise da covid-19, que levaram a um aumento significativo das compras por meio de plataformas digitais.
Segundo Lucas Vieira, gerente de produto da Soluti, a Black Friday traz expectativas, mas também desafios e riscos. Isso porque, com o aumento no fluxo de informações online, crescem as ameaças de ataques de criminosos, fraudes e golpes cujos objetivos incluem o roubo de informações pessoais e dados de pagamento. Confira abaixo algumas dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de maneira segura.
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1. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Este ano, uma das principais mudanças é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê proteção integral aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Por isso, é importante verificar se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos na lei para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e nos contratos quem e como esse conteúdo é armazenado e utilizado.
2. Saiba se o site é real e seguro
Com o aumento da migração de serviços para o ambiente digital, há também um crescimento em golpes que envolvem sites e e-commerces falsos. O primeiro passo é saber se a página possui um Certificado Digital SSL, que identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor em que o website está hospedado. Além disso, é importante verificar a reputação da empresa no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui, ou por meio da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto.
3. Garanta o recebimento do produto
Para garantir o recebimento de seu produto é preciso comprar em um estabelecimento de confiança. Novamente, a pesquisa de reputação e histórico de preços são as principais ferramentas para evitar cair em um golpe. Outras fontes de informação, como sites de reclamação e até mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas, auxiliam o consumidor no momento de realizar a compra.
Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual, são regidas pelo código de defesa do consumidor.
4. Tenha um antivírus instalado e ativo nos dispositivos
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje, há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.
5. Cuidado com os e-mails promocionais
Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de spams com promoções e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja e evite clicar em links dessas mensagens, que, em certos casos, são falsos e parte de golpes.
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