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A Black Friday está chegando – comemoração será no próximo dia 27. A data é uma das principais do varejo e, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, o evento deve movimentar este ano R$ 6,9 bilhões, atingindo um crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019. Esse aumento se dá, principalmente devido às mudanças no comportamento do consumidor causadas pela crise da covid-19, que levaram a um aumento significativo das compras por meio de plataformas digitais.
Segundo Lucas Vieira, gerente de produto da Soluti, a Black Friday traz expectativas, mas também desafios e riscos. Isso porque, com o aumento no fluxo de informações online, crescem as ameaças de ataques de criminosos, fraudes e golpes cujos objetivos incluem o roubo de informações pessoais e dados de pagamento. Confira abaixo algumas dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de maneira segura.
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Este ano, uma das principais mudanças é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê proteção integral aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Por isso, é importante verificar se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos na lei para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e nos contratos quem e como esse conteúdo é armazenado e utilizado.
Com o aumento da migração de serviços para o ambiente digital, há também um crescimento em golpes que envolvem sites e e-commerces falsos. O primeiro passo é saber se a página possui um Certificado Digital SSL, que identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor em que o website está hospedado. Além disso, é importante verificar a reputação da empresa no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui, ou por meio da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto.
Para garantir o recebimento de seu produto é preciso comprar em um estabelecimento de confiança. Novamente, a pesquisa de reputação e histórico de preços são as principais ferramentas para evitar cair em um golpe. Outras fontes de informação, como sites de reclamação e até mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas, auxiliam o consumidor no momento de realizar a compra.
Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual, são regidas pelo código de defesa do consumidor.
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje, há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.
Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de spams com promoções e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja e evite clicar em links dessas mensagens, que, em certos casos, são falsos e parte de golpes.
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