A Fujitsu, especialista no fornecimento de tecnologia de autenticação biométrica, disponibilizou recentemente no mercado brasileiro o PalmSecure, um sistema de autenticação baseado nas veias da palma da mão. Esse procedimento é possível porque as veias de uma pessoa têm riqueza de características, o que dificulta as possibilidades de fraude e permite um alto nível de segurança.
Leia mais:
Não quer que leiam suas mensagens no WhatsApp? Recurso bloqueia app com biometria
Biometria: mitos, verdades e curiosidades sobre a tecnologia
Aprenda a bloquear o Facebook Messenger com biometria
Na prática, a solução utiliza raios infravermelhos para capturar o padrão das veias da palma da mão. A autenticação ocorre ao comparar a imagem captada com dados previamente registrados no sistema. Tudo isso ocorre sem contato físico – algo indispensável em tempos de covid-19.
Por falar na pandemia, o PalmSecure se torna uma alternativa mais higiênica ao momento. O reconhecimento facial, por exemplo, é uma opção que não exige toque, mas não funciona com máscara facial – item de uso obrigatório hoje. Já a necessidade de limpar teclados digitais ou mecânico, que coletam digitais, com desinfetantes à base de álcool após cada uso se torna dispensável.
É importante destacar que o PalmSecure pode ser usado em diferentes contextos. É possível aplicá-lo desde a área da saúde, para a autenticação de médicos e pacientes, até controlar o acesso em escritórios, universidades e condomínios.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga