Tags
Disponível para Android e iOS, a rede social BeReal nasceu com a proposta de, como o nome entrega, mostrar a vida real. Todos os dias, em horários diversos, os usuários recebem uma única notificação. A partir daí, a pessoa tem apenas dois minutos para postar uma foto usando as câmeras frontal e traseira do celular, que visa mostrar onde ela está e o que está fazendo no momento.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O usuário, então, pode escolher entre compartilhar o clique com os amigos ou com todos os integrantes do BeReal. As publicações diárias são arquivadas e exibidas como memórias no perfil.
As pessoas que perdem o prazo, por sua vez, podem postar a foto com atraso. Só que essas imagens são sinalizadas com o tempo que o post demorou para entrar no ar. Os usuários preferem publicá-las mesmo assim, pois, para ter acesso ao conteúdo do dia dos outros, é necessário registrar primeiro seu próprio post.
O pulo do gato, no entanto, está na proposta de fugir das chamadas “métricas de vaidade”. O BeReal não tem filtros, curtidas, contagem de seguidores ou qualquer tipo de anúncio. Só é possível reagir às publicações dos outros participantes com os RealMojis – recurso que instiga o usuário a tirar uma foto imitando uma reação.
O BeReal foi criado em 2020 pelos franceses Kévin Perreau e Alexis Barreyat. No Brasil, foram registrados mais de 162 mil downloads no primeiro trimestre deste ano. Os números são da plataforma Data.Ai e consideram dispositivos Android e iOS.
Leia mais:
Orkut, MySpace e outras redes sociais que fizeram sucesso e desapareceram
Ed Sheeran, Meghan Markle e outras celebridades que abandonaram as redes sociais