Tags
Os leitores Leonardo e Sérgio entraram em contato com o 33Giga com um problema que parece comum a muitas pessoas: a barra inferior e o menu Iniciar do Windows 10 congelado ou travado. Todo o restante do sistema (inclusive programas) funcionam, mas a área que mantém relógios, ícones de apps e outros itens basicamente não funciona.
Leia mais
WhatsApp está atrapalhando? Veja dicas para fazê-lo incomodar menos
WhatsApp para Android: atalhos permitem acesso rápido a contatos
Há diversas formas de resolver o problema, mas uma das mais simples é realizada em três passos.
Primeiro, crie um arquivo de texto no Bloco de Notas e escreva (ou copie e cole) o seguinte texto dentro dele:
REG ADD “HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced” /V EnableXamlStartMenu /T REG_DWORD /D 0 /F
taskkill /f /im explorer.exe
start explorer.exe
Dê o nome que desejar, mas, em vez de salvá-lo como .txt, transforme-o em .bat. (basta incluir .bat após o nome escolhido. Feito isso, feche o Bloco de Notas.
Com o botão direito do mouse, clique sobre o arquivo recém criado. Na janela que abre, clique em Executar como Administrador e dê OK (ou Aceitar ou Sim) na próxima janela. Aí, basta reiniciar o Windows (essa primeira inicialização irá demorar um pouco mais do que o normal) para que a bandeja volte a funcionar normalmente.
Em alguns casos, o computador pode voltar um tanto lento. Aí, basta recorrer a algum programa de limpeza, como os gratuitos Ccleaner e Glary Utilities. Com um deles instalado na máquina, utilize os recursos de otimização de programas, espaço e registro e reinicie o PC.
Feito tudo isso, a máquina deverá rodar exatamente como antes do problema da barra de tarefas. Se não for o caso, é possível – ainda – recorrer a outros programas e procedimentos, como demonstrado neste link.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas