33Giga

Banco Neon tem atividades suspensas pelo Banco Central

O Banco Neon teve as atividades suspensas pelo Banco Central nesta sexta-feira (4). Segundo a nota oficial, foi decretada a liquidação extrajudicial da instituição financeira. Isso significa que ele foi retirado do sistema financeiro por conta de diversas irregularidades às normas legais, segundo o BC.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Foto: Reprodução
Aplicativo do Banco Neon exibe mensagem de manutenção ao tentar ser acessado

A nota do Banco Central também diz que a medida foi tomada por conta do comprometimento da situação financeira do Neon. Por enquanto, a fintech não se pronunciou oficialmente sobre a situação. No Twitter, um usuário comentou sobre a decisão e a página oficial da instituição financeira disse que fará um anúncio em breve.

Aplicativo fora do ar

Por mais que a nota do BC informe que a utilização dos cartões de débito e crédito, e também das contas-correntes, não estejam suspensas, o aplicativo está fora do ar. No iOS uma mensagem diz que ele está em manutenção e volta em breve.

História Banco Neon

A fintech foi fundada em 2016 como uma joint venture entre o Banco Pottencial e a Controly, startup especializada em cartões de crédito pré-pagos. Ela prometia ser um banco digital e sem burocracias. Até a suspensão das atividades, o Neon não cobrava taxas de manutenção das contas de seus usuários.

Leia mais

Next: banco digital lança conta corrente e cartão de crédito internacional gratuitos

Mês Geek: Amazon anuncia promoções especiais para maio

Por conta disso, algumas funcionalidades tinham limite para o uso gratuito. A primeira transferência para outro banco em um mês, por exemplo, não era cobrada. A partir da segunda, uma valor era descontado do saldo.

Até aqui, o Neon tem cerca de 600 mil clientes cadastrados e somente uma agência física, em Belo Horizonte (MG). Segundo o BC, ele detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário.

Na galeria, veja os eletrônicos testados pelo 33Giga.