O Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam nesta terça-feira (23) o uso da função de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp. O recurso estava disponível no aplicativo desde 15 de junho, sendo que o Brasil foi o primeiro país a receber a novidade. Em caso de descumprimento da ordem, a empresa pagará multa diária de R$ 500 mil.
Leia mais:
Android: 5 aplicativos para controlar finanças
Perfil no Instagram dá dicas de como economizar dinheiro
5 canais no YouTube para aprender sobre finanças e investimentos
O problema com a função é que a criação de novos serviços de pagamentos depende da autorização do Banco Central. E mais: é necessário que uma bandeira de cartão crie o arranjo de pagamentos. Uma vez que o BC não foi consultado previamente, as duas bandeiras que trabalham com o WhatsApp (Visa e Mastercard) foram notificadas. Caso descumpram a ordem, as empresas serão multadas e um processo será aberto.
A suspensão dos pagamentos via WhatsApp, no entanto, é temporária. Neste meio tempo, o Banco Central vai avaliar riscos envolvidos e garantir que o funcionamento seja adequado ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Já o Cade vê potenciais riscos para a concorrência. A paralisação também quer garantir que a função do app não fira a privacidade de dados.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga