Você entra em um carro do Uber: o motorista te oferece água, balinha, carregador de celular, pergunta sua estação de rádio favorita. Depois de uma corrida tranquila e mais rápida do que o esperado, você agradece, sai do veículo e decide dar quatro estrelas na avaliação final porque ele não te perguntou a respeito da temperatura ideal para o ar-condicionado.
Muitas vezes nem é por maldade, mas essa estrelinha que você economizou pode fazer uma grande diferença na experiência daquele motorista dentro do Uber. Isso porque o sistema de avaliação do aplicativo é um recurso fundamental para que a empresa mantenha a plataforma saudável para seus usuários. Por isso, é definido que os condutores precisam manter uma média de 4,6 pontos para continuar no serviço.
Leia mais:
Saiba como calcular o valor da sua corrida no Uber
Perfil Familiar do Uber permite que diferentes pessoas utilizem o mesmo cartão de crédito
Errou? Saiba como reavaliar um motorista depois de uma corrida com o Uber
Dessa forma, pense em um motorista que fez um total de vinte corridas. Se em dez delas ele receber cinco estrelas e no restante quatro estrelas, divido pelo número total de viagens, ele terá uma média de 4,5 na avaliação(!). Se isso acontecer, de acordo com um motorista do Uber, o condutor fica impossibilitado de trabalhar pelo aplicativo por 48 horas.
Esta é uma conta simples que deve servir de incentivo para que os usuários façam as avaliações de experiência sempre com muita consciência. É claro que ninguém é obrigado a dar cinco estrelas para motorista mala, mas não custa pensar um pouco antes de avaliar aquele condutor que te tratou super bem, ofereceu balinha, mas acabou deixando o carro gelado demais.
Via de mão dupla
Vale lembrar que também existe um sistema de avaliação para a sua conduta durante a viagem, caro passageiro (leia mais). Os motoristas te dão uma nota de uma a cinco estrelas depois que você sai do carro. Essa é outra das formas que a empresa encontrou de evitar que usuários desagradáveis e que violem os termos de uso da plataforma continuem usando o serviço. Isso significa que as pessoas que têm uma avaliação abaixo da média também podem ser desconectados do aplicativo.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas