No quarto trimestre de 2016, 319 mil usuários se depararam com malware capaz de roubar valores ou informações financeiras valiosas – 22,49% a mais que no mesmo período de 2015. Durante a Black Friday, Cyber Monday e o período de Natal foi identificado um aumento no número de ataques. As informações são da Kaspersky Lab.
Os ataques aumentam nessa época, pois o final do ano é um período atraente não apenas para os lojistas, que têm grande demanda por seus produtos, e por clientes à procura de boas ofertas, mas também para os criminosos virtuais que não perdem novas oportunidades de explorar as pessoas de modo ilegal. Sem contar que este é um momento em que os internautas gastam mais dinheiro online do que o normal.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Em 2016, as tecnologias de proteção da Kaspersky Lab detectaram ataques contra 22,49% mais usuários que no mesmo período de 2015. Isso significa que, após uma redução em 2014, os criminosos virtuais voltaram a investir no desenvolvimento de malware capaz de roubar dados financeiros, como informações de cartões de crédito e credenciais de bancos online.
A análise da Kaspersky mostrou que o melhor dia para os criminosos virtuais conseguirem informações foi a Cyber Monday. Já os períodos da Black Friday e do Natal são diferentes: aumentos na dinâmica de ataques acontecem um ou dois dias antes das datas específicas. Esse comportamento malicioso pode ser explicado pela própria natureza dos eventos. Ao contrário da Black Friday e do Natal, a Cyber Monday envolve principalmente vendas online. Por isso, é mais lógico que os criminosos foquem suas campanhas mal-intencionadas nesse dia determinado.
Para alcançar seus objetivos, os cibercriminosos usaram uma das 30 famílias de Cavalos de Troia direcionados a bancos. Dentre elas, há cinco mais comuns: Zbot, Nymaim, Shiotob, Gozi e Neurevt. Esses malwares são responsáveis por ataques contra 92,35% dos usuários no período do final do ano.
Proteja-se
Embora esse período conturbado já tenha passado, a Kaspersky Lab lembrar algumas regras simples para estar sempre seguro ao fazer operações financeiras online. Confira:
– Não clique em links recebidos de desconhecidos, nem em URLs suspeitas enviadas por seus amigos via redes sociais ou por e-mail. Eles podem ser maliciosos.
– Não insira informações de cartão de crédito em sites desconhecidos ou suspeitos, assim você evita disponibilizá-las para criminosos virtuais. Se essas páginas tiverem ofertas que parecem boas demais para ser verdade, é provável que pertençam a criminosos.
– Sempre verifique se a página é verdadeira antes de inserir qualquer credencial ou informações confidenciais (pelo menos examine a URL). Os sites falsos podem ter uma aparência exatamente igual à dos sites reais.