O e-commerce Magazine Luiza (Magalu) anunciou hoje (15) dois passos importantes em seu processo de expansão. A aquisição da loja online KaBuM! e a realização de um follow-on, que deve emitir 150 milhões de novas ações.
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Sobre a aquisição da loja online KaBuM!, a Magalu se torna dona de 100% da empresa, especializada em produtos eletrônicos e games. A boa notícia é que, com isso, a loja pode ganhar um visual mais renovado e dinâmico – já que é duro realizar uma compra na KabuM! sem se irritar.
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“Com aquisição da loja online KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo — o de produtos para geeks e gamers”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu.
Já sobre o follow-on, o sindicato de bancos responsável pela operação é liderado por Itaú e BTG Pactual e conta ainda com J.P. Morgan, Merril Lynch, Banco do Brasil, Bradesco, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Santander e XP.
Os recursos captados terão como destino a expansão do Magalu em novos mercados, investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição, e o pagamento de aquisições estratégicas. Uma delas é a da Hub Fintech, realizada em dezembro de 2020, cuja compra — de 290 milhões de reais — foi concluída recentemente, após aprovações pelo Cade e Banco Central.
Aquisição da loja online KaBuM!
Em um ano e meio, o Magalu adquiriu 21 empresas. A operação de compra do KaBuM! é a maior delas.
A empresa, criada em 2003, em Limeira, no interior de São Paulo, tem um modelo de negócio que combina crescimento acelerado e alta rentabilidade. Nos últimos 12 meses, teve receita bruta de R$ 3,4 bilhões de reais e um lucro de R$ 312 milhões.
“Esse nível de rentabilidade apresentado pelo Kabum não é comum em players de e-commerce, o que mostra a eficiência da gestão da companhia”, afirma Trajano. “Isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia do Magalu, que também apresenta crescimento acelerado com resultados sustentáveis.”
Em 2020, com novos hábitos de consumo estimulados pela pandemia, a vendas do KaBuM cresceram 128% em relação ao ano anterior. Com 2 milhões de clientes ativos, o e-commerce passa a ser incorporado ao ecossistema do Magalu. Com isso, opera em cooperação com o Jovem Nerd e o Canaltech, negócios recentemente adquiridos e que dialogam com o mesmo universo de clientes.
O valor total da aquisição será pago em três etapas. A primeira parcela, à vista, é de R$ 1 bilhão. A segunda etapa envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira etapa de pagamento – de até 50 milhões de ações – ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas do KaBuM!.