A popularização dos smartphones tem atingido até mesmo as crianças. Não é raro ver os pequenos brincando com tablets e celulares de última geração por ai, jogando seus jogos, acessando redes socais e até mesmo navegando na internet. E é justamente a navegação que anda preocupando os pais da geração atual. O acesso a sites de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes pode ser facilmente acessado nos gadgets atuais. Porém, existem aplicativos e ferramentas do próprio sistema Android que ajudam a controlar e bloquear sites, filmes, aplicativos e músicas, para que fiquem longe do alcance das crianças.
Um aplicativo gratuito que faz esse serviço é o Norton Family Control. Após criar uma conta no aplicativo é possível escolher se o celular pertence ao pai ou a criança, escolher qual o perfil do seu filho, incluindo idade e sexo, além de ser possível bloquear sites específicos nas configurações do aplicativo.
Dois aplicativos que também fazem essa função é o Mobile Security & Antivirus e o McAfee Family Protection. Ambos possuem características similares; disponibilizam gratuitamente apenas um teste de 30 dias. Após esse período é necessário comprar a versão PRO de ambos. Outra característica similar é que nos dois aplicativos é necessário criar uma conta, com e-mail e senha, para poder utilizar o serviço.
Caso a intenção seja controlar até mesmo o que seu filho pode baixar, é possível fazer essa restrição na própria Play Store. Ao acessar a loja, deslize para a direita para acessar os dados de sua conta. Vá em configurações, Controle dos pais. Ao entrar ela estará desativada. Clique na opção de seleção para ativar a proteção. Nesse momento será pedido um código PIN de 4 números. Cada vez que a proteção for desativada o PIN deixará de existir, sendo necessário criar outro código quando a opção for novamente ligada.
Após a ativação, três opções são disponibilizadas na tela. Apps e jogos é a primeira, e ao selecioná-la é possível escolher dentre todas as classificações disponíveis de faixa etária. A livre (L), só mostrará conteúdos na Play Store que forem classificadas como livre para todas as idades, sendo essa a mais restrita. Além dela temos as Classificações para 10 anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos, além da opção de permitir todos, inclusive os apps e jogos sem classificação etária.
A segunda opção é a de filmes, que segue o mesmo padrão da de Apps e jogos, bastando escolher qual a melhor classificação etária para as crianças que mexem no dispositivo. A terceira e última opção de controle é a de músicas. Ao ativá-la, ela restringe a opção de músicas que são classificadas como “de linguagem explícita”. Lembrando que ela vale somente para músicas a venda na Play Store. Aplicativos de streaming de música como o Spotify ou o Deezer, não são controlados por essa opção.